1ª GALDINIANA: Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Vamos começar a DOMINGUEIRA GALDINIANA de hoje fazendo uma observação e um alerta sobre o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. É importante lembrar que nos governos anteriores do presidente LULA, apenas 9,3% do que foi prometido no PAC I, foi concretizado. E no governo da presidenta DILMA, apenas 26,7% do que foi prometido no PAC II foi concretizado. Entenderam? E o que veio do PAC I e não foi realizado, acumulou para o PAC II e o que também não foi realizado no PAC II também acumulou e agora chegou ao PAC III com mais alguns projetos. Já pensou? Será que vão ser realizados no PAC III, de LULA III? Eis a questão!
2ª GALDINIANA: Na verdade tudo está sendo prometido e empurrado com a barriga desde o PAC I. Projetos e promessas, promessas e projetos e muito pouco ou quase nada sendo realizado na prática. É a velha política brasileira alimentada com muita demagogia, mentiras e promessas em vão no sentido de angariar votos nas eleições. E o povo continua votando na maioria das mesmas figuras e políticos carimbados de sempre. Então, não tem o que reclamar e sim aguentar, pois segundo o presidente LULA, “O GROSSO AINDA VAI ENTRAR”! O povo é o culpado e continuará sendo apenas um detalhe. E VIVA A NOSSA MÃE DEMOCRACIA!!! Acorda povo brasileiro, pois o dia já amanheceu!
3ª GALDINIANA: Mas meus caros leitores, na última terça-feira, 12 de setembro, três ministros do governo LULA III vieram à capital paraibana RELANÇAR o famoso PAC III, que foi LANÇADO oficialmente pelo presidente LULA no Rio de Janeiro no dia 11/08/2023, ou seja, os ministros na verdade vieram passear na Paraíba. Relançar o que já foi lançado? Não tem sentido! Só desperdício de dinheiro público, de tempo e sem novidades. Deveriam ter aproveitado o passeio para visitar as obras inacabadas no estado, gastar em nossos restaurantes, conversar com prefeitos e demais lideranças e ouvir deles a situação caótica em que passam os municípios, porém, o galdinista soube que os prefeitos presentes ao evento sequer tiveram a oportunidade de chegar perto dos visitantes ilustres. Talvez seja por isso, que o prefeito Cícero Lucena, que conhece bem o mitiê não esteve presente e preferiu outras agendas mais importantes para João Pessoa.
4ª GALDINIANA: O galdinista ficou sabendo que durante a visita/passeio dos ministros a segurança foi total e severa. Desde a trajetória do Aeroporto Castro Pinto até o Espaço Cultural (local do evento), batedores e seguranças fecharam ruas, avenidas e até a BR 230, para que os senhores ministros passassem livre de atropelos, provocando verdadeiro caos no trânsito e na mobilidade urbana da nossa capital. Pra que tudo isso minha gente? Esse povo deveria ver o caos que está o trânsito e a mobilidade urbana de João Pessoa e que se ninguém tomar uma providência urgente vai colapsar em breve. Além disso, a IMPRENSA que foi cobrir o evento ficou num local isolado e distante de tudo. Teve colega que se “VIROU NOS TRINTA” para poder chegar perto dos ministros e conseguir uma palhinha. Sei não, acho que LULA deva fazer um ajustamento em seu governo e dar um freio de arrumação antes que a coisa fique sem controle! É bom lembrar que dos 240 bilhões previstos e prometidos para o PAC III, o governador João Azevêdo conseguiu emplacar quase 3 bilhões para a Paraíba. Na verdade, muito pouco para quem precisa de muito mais! Mas João, dentro do possível tem feito a sua parte. Cabe à nossa bancada federal constituída de 12 deputados e 3 senadores se unirem, bater na mesa e exigir do governo federal mais recursos e investimentos para a nossa brava e querida Paraíba. Será que vão ficar escondidos debaixo da mesa com medo do governo LULA III? Enquanto isso, LULA continua viajando pelo Brasil e o mundo, porém, me parece que tirou o estado da Paraíba do seu mapa de viagens e visitas. Finalmente, o que está acontecendo que o presidente LULA não está querendo vir à Paraíba?
5ª GALDINIANA: Os ministros Rui Costa, Camilo Santana e Míriam Belchior chegaram e saíram da Paraíba sem novidade alguma, apenas a retórica já cantada e decantada por ocasião do lançamento do PAC III no Rio de Janeiro. A ministra Belchior, que pouco ou nada conhece do Nordeste e muito menos da Paraíba, em seu discurso disse entre outras coisas um fato que chamou a atenção do galdinista: “com relação ao RAMAL PIANCÓ, a coisa ainda está em projeto no PAC III”! Em projeto? Prezada ministra, data vênia, entendo a sua ignorância sobre o Nordeste, mas o PROJETO do Ramal Piancó já existe há anos, desde o PAC I, inclusive, parte da obra já foi licitada e já tem cerca de 46 milhões carimbados para essa finalidade. É só começar a execução das obras, pois, os sertanejos já não aguentam mais esperar tanto e ouvir conversa mole de A, de B e de C, todos querendo ser o pai da criança e tirar dividendos políticos. CHEGA! É hora de iniciar as obras do RAMAL PIANCÓ e ponto final. Outro fato é que segundo os meteorologistas, deveremos ter uma forte seca entre os anos de 2024 e 2026 causada pelos efeitos do famoso fenômeno EL NIÑO que vai elevar as temperaturas com muito sol forte, calor e clima seco. Então temos que agir logo! O galdinista que tem fortes ligações familiares e de amizades com o Vale do Piancó, vai ficar de olho aberto e cobrar semanalmente o início da execução das obras do RAMAL PIANCÓ, pois, depois do discurso da ministra Belchior, fiquei desconfiado que a coisa ainda vai demorar muito e talvez não seja realizada pelo PAC III. Chega de enrolação, VIVA O RAMAL PIANCÓ JÁ!
6ª GALDINIANA: Durante o “passeio” dos ministros pela Paraíba, um destaque especial: o deputado estadual Adriano Galdino, saiu das formalidades de praxe e pegou pesado em seu discurso cobrando mais investimentos federais para a Paraíba independente do PAC III; lembrou que o governo federal tem uma GRANDE DÍVIDA histórica para com o Nordeste, uma vez que os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste já foram demasiadamente beneficiados. Adriano também criticou bastante a reforma tributária e o tal Conselho Federativo que irá definir como será a distribuição dos recursos para os estados brasileiros. Adriano se diz decepcionado com a Reforma Tributária, pois, da maneira que está posta vai continuar beneficiando os estados do Sul e Sudeste e o Nordeste continuará mendigando as sobras e restos do orçamento federal. Adriano pediu aos senadores da Paraíba que faça as devidas mudanças na Reforma perante o Senado e também apelou aos ministros que peçam ao presidente Lula soluções urgentes para a crise financeira que abalam as prefeituras da Paraíba e do Brasil. Gostem ou não, mas o galdinista é fã do presidente da Assembleia Adriano Galdino, pois o “homi” não tem papas na língua, é sincero, amigo dos amigos, conhece bem as artimanhas e entranhas do poder, tem sangue no olho e uma história de vida de dificuldades, lutas e sucesso. Indubitavelmente, o filho ilustre de Pocinhos merece ser governador da Paraíba!
7ª GALDINIANA: Não chame para uma mesa curta os senadores Veneziano Vital do Rêgo(MDB) e Daniella Ribeiro(PSD), pois, as farpas entre ambos já estão por aí e vai piorar, com isso, a campanha para o Senado em 2026 já começou. É preciso que o Poder Judiciário determine urgentemente que um não poderá se aproximar do outro e que a distância entre ambos seja de pelo menos 100 metros. Lembrando que ambos serão candidatos à reeleição em 2026 com apenas duas vagas para o Senado. O governador João Azevedo que se cuide! É por isso e muito mais que o galdinista continua dizendo que João vai ficar no governo até o final de seu 2º mandato e que em 2028 vai tentar ser prefeito da capital paraibana, na verdade, seu grande sonho. Só tem uma maneira de resolver tudo isso, é se o Senado indicar Daniella Ribeiro para ser ministra do Tribunal de Contas da União e mesmo assim, lá no TCU ella vai dar de cara com o ministro Vitalzinho, irmão de Vené! Enquanto isso, o senador Efraim Filho(UB), está com agenda muito movimentada por toda Paraíba. O “homi” está um verdadeiro andarilho e também sonha com o Palácio da Redenção em 2026. Não brinquem com o foguete!
8ª GALDINIANA: Em Cabedelo, a sucessão municipal está apenas nos esquentes iniciais. A verdadeira guerra ainda não começou. O galdinista soube que o governo estadual vai entrar pesado para eleger Ricardo Barbosa prefeito do município. Em Santa Rita, a expectativa é a transferência do domicílio eleitoral de Ricardo Coutinho para ser candidato a prefeito em 2024. O galdinista sugere ao mago que seja candidato a vereador de João Pessoa, pois, na volta ninguém se perde! Em Bayeux, o ex-prefeito Kita vai liderando as enquetes de opinião pública. Em Catingueira, o advogado Paulo Gayoso diz que vai disputar a prefeitura no próximo ano e vai vencer! Em Emas, o agente fiscal Antônio Pio quer ser vereador da sua terra e tem tudo para ser eleito. Em Sousa, o médico e ex-vice-prefeito Dr. Zé Célio é cotado para ser eleito o próximo prefeito do município. E o nosso amigo Alberto Gomes(Esquerdinha), já está de malas prontas para ir ao lançamento da biografia do saudoso senador José Maranhão em Brasília na próxima terça-feira.
9ª GALDINIANA: Faleceu ontem o meu amigo Aluízio Régis. Foi prefeito por quatro vezes de Conde-PB. Foi o fundador e principal incentivador da praia de naturismo TAMBABA, que tornou a região de Conde conhecida internacionalmente. Aluízio era uma grande liderança política, era o CONDE de Conde, uma pessoa amável e amiga, mas tinha um temperamento forte e não levava desaforo para casa. Pensava em disputar a prefeitura de Conde no próximo ano, porém, como sofria de problemas cardíacos não cogitava a peleja, apenas tinha vontade. Na verdade, Conde foi um antes e outro depois de Aluízio Regis. Morreu dormindo como os grandes líderes. Vai fazer falta e deixar saudades. As nossas condolências aos amigos e familiares de Aluízio Regis. Que Deus o tenha!