O espetáculo teatral “Jesus Habita em Mim” vai ser encenado por jovens moradores dos Residenciais Vista Alegre, em Colinas do Sul e Vista do Verde, no Bairro das Industrias, e será apresentado nos Residenciais construídos pela Prefeitura no período da Semana Santa. A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Habitação Social, tem como objetivo promover a integração entre os jovens através do teatro e ao mesmo tempo aproveitar o momento para reforçar a fé e a espiritualidade entre as pessoas.
A Secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, informou que o texto e a direção da peça “Jesus Habita em Mim” é da atriz e teatróloga Letícia Rodrigues, que já vem trabalhando com os jovens dos residenciais desde “a montagem do espetáculo “O mágico de Oz” que revelou os talentos que existem dentro dos residenciais, depois teve a montagem da Paixão de Cristo ano passado que foi um sucesso e agora com o novo espetáculo”. Ela acrescentou que esse é “um projeto de arte e fé que reúne crianças e jovens moradores dos residenciais construídos pela Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Na encenação, elas vão para criar retratos da paixão de Cristo e as crianças vão ser inspiradas a criar obras de arte que representem momentos importantes da vida de Jesus”, comentou.
Ela lembrou que o Prefeito Cícero Lucena tem apoiado essas iniciativas da Semhab, porque uma das orientações dele têm sido justamente no sentido de usar instrumentos como a arte, a cultura, o teatro e outras atividades, para oferecer uma nova perspectiva de vida para essas pessoas e de maneira particular aos jovens, “ajudando a essas famílias a construírem um futuro melhor e mais promissor”. A Secretária agradeceu aos parceiros, a direção da Escola Municipal Anayde Beiriz que cedeu o auditório para os ensaios e ao Studio Wincast, na pessoa do seu diretor Bertrand Chaves, que fez a gravação e edição dos áudios com a fala dos atores para a apresentação do espetáculo.
O Secretário Executivo da Semhab, Beto Pirulito disse que a gestão do Prefeito Cícero Lucena tem investido no setor habitacional construindo moradias, mas principalmente nas pessoas para que elas tenham uma qualidade de vida melhor. “Nós entendemos que precisamos oferecer uma nova perspectiva de vida a essas famílias e em particular aos jovens, por isso estamos usando a arte e a cultura através do espetáculo “Jesus Habita em Mim”, para proporcionar essa transformação e ao mesmo tempo em que estamos preservando a religiosidade e espiritualidade das pessoas, em um momento em que a fé se materializa na Paixão e Morte de Jesus Cristo”, ressaltou.
Beto disse que o espetáculo está muito bonito e destacou o empenho dos atores se esforçando para contar uma história que tem comovido as pessoas ao longo dos anos. “É preciso lembrar que são todos amadores, alguns já haviam mostrado talento quando participaram da peça “O Mágico de Oz” e outros estão entrando no palco pela primeira vez, além da dedicação da nossa parceira Letícia Rodrigues que dirige o espetáculo de forma muito competente”, declarou.
“JESUS HABITA EM MIM”
O espetáculo “Jesus Habita em Mim” foi escrito e é dirigido pela atriz e diretora teatral Letícia Rodrigues e conta a história de um grupo de crianças que se reúne para criar uma obra de arte que represente um momento específico da paixão de Cristo como: a anunciação, o batismo, a bem-aventurança, a santa ceia, a traição de Judas, a Pietá e a ressurreição de Jesus Cristo. A diretora Letícia Rodrigues disse que o objetivo da montagem “é promover a criatividade e a expressão artística nas crianças, fomentar a fé e a espiritualidade, criando uma oportunidade para que elas se conectem com a história e o significado da paixão de Cristo, além de desenvolver habilidades e trabalhar em equipe compartilhando ideias”.
O personagem Jesus vai ser interpretado pelo ator mirim Davi Lucas, que esta feliz em viver um personagem tão importante para a história da humanidade e Maria a mãe de Jesus, vai ser vivida no palco por Lorena Brito que nunca tinha feito teatro e acabou se identificando com a arte da encenação. O Anjo Gabriel vai ser vivido por Gabriella Brito que esta entusiasmada com o espetáculo, pois o personagem é muito forte e junto com uma equipe que tem se dedicado muito para garantir a grande do espetáculo.
O personagem da tentação vai ser vivido por suas atrizes Cecília Oliveira e Evellynn Júlia. Cecília disse que a cena da tentação de Jesus deu trabalho mais foi gratificante, principalmente pelo empenho de todos os atores envolvidos na cena. Evellynn Julia também nunca tinha feito teatro e disse que esta fazendo questão de dar o melhor se si para que tudo seja muito bonito na hora da apresentação.
O espetáculo “Jesus Habita em Mim” vai ser apresentado durante o período da Semana Santa nos Residenciais construídos pelo Programa Habitacional da Prefeitura, em um palco que vai ser montado. Para facilitar a compreensão e desempenho dos atores, as falas foram gravadas e vão ser reproduzidas pelo sistema de som. Bertrand Chaves, diretor do Studio Wincast, disse que a gravação foi um momento satisfatório e uma boa parceria com a Semhab, principalmente em se tratando de crianças e adolescentes que estavam pela primeira vez num estúdio de gravação, mostrando muita desenvoltura para a arte e a interpretação de uma história muito bonita, acrescentando que o Studio vai estar sempre de portas abertas para outras parcerias no futuro.
