om 58 trabalhos, estado foi o quarto do Nordeste em número de inscrições. Vencedores das quatro categorias avançam para a etapa regional da premiação
Valorizar o trabalho dos profissionais de imprensa que amplificam a voz dos empreendedores de pequenos negócios no Brasil, proporcionando visibilidade para a sua reconhecida importância no desenvolvimento do país. Essa é a missão do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que celebra em 2023 os seus 10 anos de atividade, homenageando o compromisso da imprensa com os temas relacionados ao universo do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas. Com 58 trabalhos inscritos, a etapa estadual da Paraíba foi concluída na noite desta segunda-feira (11), com a realização da cerimônia de premiação, em João Pessoa.
Destacando o tema “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”, o 10º PSJ reconheceu, na Paraíba, os três primeiros colocados nas categorias de vídeo, texto e áudio, além do primeiro e do segundo lugar na categoria de fotografia. Com os 58 trabalhos participantes, o estado ocupou o quarto lugar do Nordeste e o décimo segundo do Brasil em número de inscrições.
Entre os temas que se destacaram a partir dos 11 trabalhos premiados no estado, estão o potencial das energias renováveis na Paraíba; a produção de redes no município de São Bento; o Maior São João do Mundo; empreendedorismo e maternidade; renda renascença; agropecuária; longevidade empresarial; e turismo comunitário.
Ao destacar a importância do jornalismo profissional para reconhecer e valorizar o trabalho dos empreendedores de pequenos negócios, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mário Borba, também afirmou que a imprensa é fundamental para a disseminação dos valores da cultura empreendedora.
“O Sebrae parabeniza a todos os profissionais da Paraíba que se inscreveram no prêmio e que contribuem com o seu trabalho para disseminar o empreendedorismo e a importância dos pequenos negócios para o nosso estado e o nosso país”, destacou Mário Borba.
Por sua vez, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, enfatizou a representatividade dos pequenos negócios no cenário empresarial do estado, destacando que eles encontram no trabalho da imprensa uma vitrine qualificada para o reconhecimento e a disseminação de sua importância no desenvolvimento econômico e social da Paraíba.
“São essas empresas que no cotidiano estão gerando emprego e renda e que merecem todo o reconhecimento. Por essa razão, o Sebrae reconhece e valoriza o trabalho da imprensa e de seus profissionais, porque são eles que amplificam a voz desses empreendedores, fazendo com que a sociedade possa, cada vez mais, conhecer e prestigiar os pequenos negócios”, pontuou o superintendente.
Também participaram da cerimônia de premiação da etapa estadual do PSJ o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo; a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação da instituição, Raquel Costa; e os conselheiros do Sebrae/PB Gilson Frade, Rosália Lucas e Berla Moreira. Uma vez concluída a etapa estadual, os primeiros lugares de cada categoria avançam para a fase regional do PSJ, que será a responsável por selecionar os finalistas para a edição nacional do prêmio.
Confira o resultado final do 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo na Paraíba:
• Categoria Jornalismo em Texto:
1º lugar: Série Energia Nossa II (Jornal da Paraíba)
Representante do trabalho: Laerte Cerqueira
2º lugar: Redes conectadas com o mundo, que geram descanso e impulsionam o desenvolvimento regional (PB Agora)
Representante do trabalho: Severino Lopes
3º lugar: Série Empresas Longevas (Jornal A União)
Representante do trabalho: Thadeu Rodrigues
• Categoria Jornalismo em Vídeo:
1º lugar: Série Desafios Paraíba (TV Cabo Branco/TV Paraíba)
Representante do trabalho: Laerte Cerqueira
2º lugar: A RENDA QUE DÁ RENDA – Com incentivo, artesãs de Monteiro conquistam o mundo através da tradição (TV Correio/Record TV)
Representante do trabalho: Lucas Santos
3º lugar: São João além do PP: a festa como engrenagem da cultura e economia de uma cidade inteira (Rede ITA)
Representante do trabalho: Renata Fabricio
• Categoria Jornalismo em Áudio:
1º lugar: Série “Santos De Casa” (Rádio CBN João Pessoa)
Representante do trabalho: Hebert Araújo
2º lugar: Mães Empreendedoras (Rádio Tabajara)
Representante do trabalho: Evellyn Lima
3º lugar: Série Especial Nordeste Agro (Rádio Correio 98,3 FM)
Representante do trabalho: Wendell Rodrigues
• Categoria Fotojornalismo:
1º lugar: Turismo de base comunitária impulsiona economia criativa na Paraíba (Termômetro da Política)
Representante do trabalho: Felipe Gesteira ( A foto vencedora foi da patoense, Laura de Andrade )
Laura é filha de Denise Andrade e José Ricardo Cavalcante, neta de Dr. Antônio Andrade e Dona Ivete. A foto que ela concorreu e venceu é esta abaixo:
2º lugar: Produção da pitaia ganha espaço na Paraíba e transforma agricultura familiar (Portal Mais PB)
Representante do trabalho: Juliana Santos
Marcelo Negreiros com Ascom Sebrae/PB