DestaqueGeralSaúde

A crise na saúde em Patos foi destaque no programa Sertão Noticias dessa quarta. Confira:

A saúde de Patos chegou a um nível inaceitável pela população que agora clama por uma atenção por parte dos representantes a nível Estadual. O HRP e a Maternidade estão abandonados pelo Governo do Estado que entregou a administração a uma OS e os funcionários choram por seus salários. Recebemos hoje no Sertão Notícias o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento que falou sobre os problemas e convocar a sociedade para uma mobilização em favor da saúde de Patos.

O Programa Sertão Notícias, do Portal SN1 entrevistou nesta quarta-feira, (17), o cardiologista, Dr.  Wellington Onias Alves, dentro do Quadro “Sertão Saúde” que vai ao ar todas as quartas-feiras. O médico falou sobre os cuidados com a saúde do coração, os principais fatores de risco que levam ao Infarto do Miocárdio ou Acidente Vascular Cerebral, (AVC) entre outros males. Ele ainda falou sobre doenças causadas pelo fumo e o álcool, como também, o diabetes e stress.

Para Dr. Wellington, a genética associada aos hábitos não saudáveis leva o paciente a diversos problemas de saúde que muitas vezes, não se tem melhores resultados e aí os inúmeros casos de óbitos que poderiam ser evitados.

Na sequência, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento bateu um papo com os Jornalistas, Bertrand Chaves e Marcelo Negreiros, sobre a atual situação da saúde na esfera estadual. Ele relatou que desde o ano de 2017 que vem comunicando oficialmente à Secretaria do Estado da Saúde, os principais problemas na rede Hospitalar no município de Patos.

Para Claudemir, há um descaso total por parte da Organização Social, GERIR no tocante ao cumprimento das obrigações financeiras com os profissionais de enfermagem, médicos e funcionários, além da falta de insumos e materiais de higiene nos locais administrados pela OS.

Nesta quarta-feira, (17) pela manhã, funcionários realizaram protesto em frente à Maternidade Dr. Peregrino Filho, reivindicando atualização dos salários que já chega a 03 meses para uns e 05 meses para médicos. “É uma situação dramática”, classificou, Claudemir.

Durante os protestos da manhã de hoje, os organizadores se queixaram da ausência dos vereadores da cidade, apenas um estava no local. Lá compareceram os Deputados Estaduais, Érico D’Jan e Nabor Wanderley que segundo alguns manifestantes, não acreditam muito que os mesmos possam fazer alguma coisa, pois segundo eles, os dois são aliados do governo e baixam a cabeça para o rei.

Esse foi um dos motivos que levou o presidente do CMS, participar do programa. O Conselho está convocando toda a sociedade civil organizada, entidades e associações para participarem de um ato público a se realizar no próximo dia 22/04, as 8:00h em frente a Maternidade Dr. Peregrino Filho.

Assista a entrevista na íntegra abaixo:

 

 

Assista:

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo