Nesta sexta-feira (5), o renomado advogado eleitoralista, Fábio Brito, em entrevista ao programa Arapuan Verdade da Rádio Arapuan FM, levantou a possibilidade de o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) enfrentar desafios legais caso não obtenha o aval de todos os partidos da federação para oficializar sua candidatura à prefeitura de João Pessoa nas eleições de outubro deste ano.
Segundo Brito, uma das consequências jurídicas que poderiam surgir é a suspensão do fundo partidário da legenda que insistir com a candidatura, caso não obtenha o apoio de todos os partidos da federação.
Nas eleições de 2022, o Partido dos Trabalhadores formalizou uma federação com o PCdoB e o Partido Verde (PV). Conforme a legislação em vigor, as legendas devem atuar conjuntamente por um período de quatro anos.
O advogado esclareceu ainda que, mesmo que as siglas decidam não apresentar candidatura própria para a prefeitura, estão restritas a apoiar um único candidato.
Além de Luciano Cartaxo, a também deputada Cida Ramos está na disputa pela preferência do PT para concorrer à prefeitura da capital paraibana. A situação política promete se intensificar nas próximas semanas à medida que os bastidores eleitorais se movimentam.
Fonte:PB Agora