A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (13), sessão solene para conceder Título de Cidadania Paraibana ao empresário Moaci Ribeiro Madeira Campos Neto e ao presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), Paulo Gustavo Araújo Lima de Moura (Pauluca Moura); a Medalha Epitácio Pessoa ao também empresário Ernildo Júnior de Farias Santos, assim como, aos membros da Abvaq: Fábio José Leal Guerra e Valter Trigueiro Júnior. A solenidade, proposta pelo deputado Delegado Walber Virgolino, contou também com a presença dos deputados Dr. Taciano Diniz e George Morais, além de competidores de Vaquejada, familiares e amigos dos homenageados.
O deputado Wallber Virgolino ressaltou a importância do trabalho realizado pelos homenageados para movimentar a economia na Paraíba através de um dos esportes que mais gera emprego e renda no estado. “Essa é uma justa homenagem, já que estamos homenageando pessoas que são responsáveis pela geração de empregos no nosso estado, pelo trabalho social que realizam, além do investimento no setor de turismo com a realização das vaquejadas, entre outras tantas coisas”, destacou o parlamentar.
Natural de Teresina, no Piauí, o empresário Moaci Ribeiro Madeira Campos Neto é, atualmente, um dos nomes mais relevantes do esporte vaquejada. Sempre preocupado com a integridade física dos animais, Moaci desenvolveu o Protetor de Cauda MMC, um dispositivo revolucionário que contribuiu de forma significativa para a segurança dos bois nas competições. O equipamento criado pelo empresário ajudou a tornar a vaquejada uma prática segura e regulamentada. Para Moaci Neto, receber a Cidadania Paraibana é motivo de muita honra pelo carinho que tem pelo estado. “Agradeço a todos os paraibanos por me aceitarem como irmão da terra. Eu honrarei esse título e me comprometo a contribuir ainda mais para ajudar o estado a crescer com honra”, destacou
Agora também paraibano de direito, Pauluca Moura, atual presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), relembrou sua trajetória no território paraibano e reforçou a importância do acolhimento recebido ao longo dos anos. “Eu sempre me senti um paraibano e, agora, muito mais. Todo o trabalho que desenvolvo e meu crescimento profissional sempre teve a Paraíba como principal local. Eu me sinto orgulhoso, honrado e, realmente, um paraibano”, confessou.
O empresário Ernildo Júnior de Farias Santos foi homenageado com a maior honraria do Poder Legislativo, a Medalha Epitácio Pessoa, entregue àqueles cujos serviços prestados beneficiam a população paraibana. De acordo com o deputado Wallber Virgolino, recentemente, Ernildo Santos efetuou a doação de um terreno, bem como de recursos, com a finalidade de construção do Centro Oncológico do Hospital Napoleão Laureano na cidade de Serra Branca, no Cariri do Estado, ato este que justificou a homenagem. Feliz em receber a honraria, o homenageado afirmou que sempre esteve em seus sonhos ser homenageado pelo Legislativo paraibano. “Receber esta honraria me deixa enaltecido, pois sempre procurei dar minha contribuição ao meu Estado. Especialmente, quando estou fora da minha Paraíba, sempre lembro da minha terra e corro atrás do que é melhor para o meu Estado. Estou muito feliz”, declarou Ernildo Júnior.
Natural de Gado Bravo, na Paraíba, Fábio José Leal Guerra diz que nasceu predestinado a ser um eterno comprometido com a vaquejada, desenvolvendo ações que, ao longo dos anos, têm valorizado o esporte como manifestação cultural do povo nordestino. O empresário foi pioneiro em iniciativas que revolucionaram o mundo da vaquejada, a exemplo do Prêmio Melhores do Ano e a elaboração do primeiro site especializado no esporte, assim como, uma rádio web exclusiva para o segmento. Fundador da Abvaq, Fábio Guerra afirmou que ser homenageado pelos representantes do povo paraibano é um motivo a mais para seguir trabalhando em busca de apresentar aos competidores, empresários, criadores e apaixonados inovações que contribuam com o crescimento e valorização da vaquejada. “Esta honraria me deixa muito feliz e ainda mais motivado a continuar exercendo o papel que venho desempenhando há 28 anos dentro da vaquejada, buscando engrandecer o esporte, o cavalo de vaquejada e às pessoas que investem no segundo maior esporte da Região. Eu só tenho a agradecer essa comenda, esse reconhecimento”, concluiu.
A Medalha Epitácio Pessoa também foi entregue ao advogado paraibano Valter Trigueiro Júnior, vereador do município de Pedro Régis e que atua como diretor da Abvaq, sendo responsável pela chancela de eventos, garantindo que as competições ocorram dentro dos padrões éticos e regulamentares. Para o autor da homenagem, o deputado Wallber Virgolino, a trajetória de Valter Júnior é exemplar e marcada por um compromisso inabalável com o bem-estar social, a cultura e o desenvolvimento do estado. Trigueiro revelou que receber a mais alta comenda do Legislativo paraibano é um reconhecimento gratificante e que muito lhe honra. “É motivo de júbilo para mim. Eu sou apaixonado pela minha terra, tenho 45 anos, paraibano nato e faço de tudo para defender e honrar o Estado da Paraíba”, ressaltou.
É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.