DestaqueGeralNotícias

Apesar de chuvas recentes, Paraíba tem 51 açudes em situação crítica ou em observação

Destaca-se que, mesmo com as chuvas, alguns açudes, como Bastiana, Sabonete, Jeremias, Ouro Velho e São José IV, permanecem sem nenhuma gota d'água.

Apesar das chuvas registradas nos primeiros meses deste ano, a Paraíba enfrenta uma crise hídrica preocupante, com 51 açudes em situação crítica ou em observação, conforme apontam dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

Vinte e quatro reservatórios são considerados críticos, com menos de 5% de sua capacidade total de volume de água. Entre eles, 17 açudes estão praticamente zerados, com menos de 1% de água, o que os coloca na lista vermelha da Aesa. Destaca-se que, mesmo com as chuvas, alguns açudes, como Bastiana, Sabonete, Jeremias, Ouro Velho e São José IV, permanecem sem nenhuma gota d’água.

Outros 27 açudes estão em observação, com níveis entre 5% e 20% da capacidade total. Embora estejam em situação menos crítica, ainda demandam atenção e medidas para garantir o abastecimento adequado.

Em contrapartida, há três reservatórios que ultrapassaram sua capacidade máxima e estão sangrando. Poções e São José II, ambos em Monteiro, e Vazante, em Diamante, estão com mais de 100% da capacidade total, sendo pontos positivos na gestão hídrica.

PortalSN1
Com informações do ClickPB

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu bloquear de anúncio para ter acesso aos nossos conteúdos