DestaqueMeio AmbienteNotícias

Bombeiros conseguem acabar com incêndio florestal no Parque da Serra de Santa Catarina, na Paraíba

O parque fica no entorno dos municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada.

Duas semanas após o início do incêndio florestal que atingiu o Parque da Serra da Santa Catarina, no Sertão da Paraíba, a força-tarefa montada para combater as chamas conseguir colocar fim ao fogo. Conforme apurado, não há mais nenhum foco de incêndio e nem mesmo fumaça no local.

De acordo com informações da assessoria da Secretaria estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), durante o último fim de semana, a equipe que estava atuando o local fez várias diligências no local e verificaram que não há mais focos de incêndio.

O parque fica no entorno dos municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada.

Como noticiou o ClickPB, durante os dias de trabalho da força-tareda foram mapeados 32 focos de queimadas, espalhados em uma área de aproximadamente 270 hectares. Os relatórios ainda demonstram que o incêndio florestal atingiu totalmente ou parcialmente 21 propriedades e posses rurais, sendo 12 no município de São José de Piranhas e nove em Nazarezinho. 

A área atingida na sua maioria é o terço superior do topo da montanha da Serra do Boqueirão, extensão da Serra da Santa Catarina.

O incêndio

A Semas recebeu uma denúncia de focos de fogo, na Serra da Santa Catarina, no dia 25 de setembro. A partir da validação, um protocolo de situação foi seguido. Dois dias após, de acordo com o monitoramento, os focos de fogo passaram de dois para dez e uma sala de situação foi elaborada para realização de um monitoramento. Uma força-tarefa foi montada com a presença da equipe técnica da Semas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e brigadistas do PrevFogo/Ibama.

A operação

A operação para conter o fogo foi constituída em três etapas: prevenção, infraestrutura logística e patrulhamento e combate ao fogo. Para isso conta com uma infraestrutura física de: 

  • 1 ônibus, 3 vans, 1 ambulância
  • 2 carros minivans
  • 4 picapes – 3 equipadas com água 
  • 31 bombas costais (20 litros de água)
  • 1 Centro de comando em instalação, em Carrapateira
  • 1 Helicóptero (Acauã) e 1 drone para patrulhamento aéreo, com o intuito de verificação precisa do tamanho, extensão e velocidade de propagação e intensidade dos focos de calor.
  • 10 Brigadistas do Prevfogo, do Ibama de Pernambuco 

O parque

O Parque Estadual Serra da Santa Catarina está localizado no oeste da Paraíba, no Bioma Caatinga. Com mais de 4.500 hectares de terra, sua biodiversidade completa apresenta 614 espécies de fauna e flora e abriga 32 nascentes que abastecem os principais reservatórios de água no Sertão da Paraíba. A serra encontra-se entre as cidades de Aguiar, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Carrapateira.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo