Em meio ao já agitado tabuleiro político patoense, um fato novo “apimentou” ainda mais as coisas, a candidatura do médico Umberto Joubert ao que tudo indica uma vaga de vice-prefeito. Ele deixou o cargo de secretário de saúde do município de Patos e disse em entrevista à equipe de jornalismo da Rádio Espinharas, que pretende sair candidato nas próximas eleições.
Esse fato foi debatido pelos jornalistas Marcos Oliveira e Airton Alves, que juntamente com os ouvintes analisaram o referido assunto. Airton levantou a possibilidade de aproximação de união entre os deputados Nabor Wanderley (Republicanos), e Dr. Érico (Cidadania), sendo que Nabor abdicaria de uma possível candidatura a prefeito, indicando Dr. Umberto, vice de Dr. Érico, e dessa forma selando a união, e consequentemente uma única candidatura dos dois grupos.
O jornalista justificou seu raciocínio afirmando que a família de Dr. Umberto (que tem tradição na política), é muito ligada ao grupo de Nabor (inclusive ocupando cargos com indicação do deputado), e não iria enfrentar um rompimento político. Daí a união seria a explicação para uma candidatura de vice na chapa de Dr. Érico.