DestaqueNotíciasPolicia

Centros Integrados de Comando e Controle de Patos e Campina receberão imagens de mais de mil câmeras de monitoramento do São João

O São João da Paraíba conta, neste ano, com dois importantes aliados na missão de garantir a tranquilidade nas festividades. Trata-se dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), instalados nas cidades de Campina Grande e Patos, resultado de um investimento de mais de R$ 160 milhões em videomonitoramento. Os CICCs dispõem de amplas, modernas e confortáveis estruturas, e recebem imagens de mais de mil câmeras instaladas em todo o estado. Dentre essas câmeras, várias possuem tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas.

Foto: José Marques / Secom

Com equipamentos de alta tecnologia e estrutura para o levantamento imediato de registros criminais e incidentes policiais, os CICCs permitem análises isoladas e combinadas, possibilitando uma compreensão completa das ameaças e rotinas. Em João Pessoa, uma central de monitoramento funciona na sede da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds), e espera-se que o CICC da Capital seja inaugurado nos próximos meses.

Os Centros Integrados de Comando e Controle mobilizam, de forma concreta, todas as forças operativas da segurança pública da Paraíba, incluindo a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar. Além disso, órgãos como a Polícia Penal, a Secretaria de Estado da Fazenda, o Departamento Estadual de Trânsito e os órgãos municipais de mobilidade urbana trabalham em conjunto para garantir a ordem e a paz. Os CICCs operam de maneira estratégica, proporcionando uma visão abrangente das ações e integrando todos os agentes. Isso permite uma visualização em tempo real de eventos, incidentes e ocorrências em todo o estado, gerando informações centralizadas das operações e relatórios imediatos para prevenir e gerenciar crises.

O secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, ressaltou os investimentos que permitiram a integração da segurança pública da Paraíba. “O investimento é alto e constante porque entendemos a importância e a efetividade dos resultados alcançados. A Paraíba tem obtido resultados positivos e avançado significativamente nos rankings de segurança em todo o país, graças a uma cultura de integração, de unidade, da segurança pública. Contamos com equipes de alto desempenho, ferramentas de inteligência e tecnologias de última geração, além do trabalho conjunto das forças de segurança nos Centros de Comando e Controle, o que nos permite ter uma imagem fiel e em tempo real dos cenários da segurança pública. Em situações de grandes eventos, como o São João, que acontece simultaneamente em quase todos os municípios, contar com grandes estruturas como os CICCs nos permite proporcionar segurança e agilidade no atendimento”, explicou.

Sistema de Radiocomunicação – As Forças de Segurança da Paraíba contam com um eficiente sistema de radiocomunicação, integrando recursos e estratégias com agilidade. São mais de 6 mil equipamentos cadastrados e interligados por meio de 53 antenas dispostas em 47 torres, do litoral ao sertão, com uma cobertura que ultrapassa os 96%. Esse sistema permite radiocomunicação criptografada, oferecendo um sinal de qualidade e alta disponibilidade, além de capacidade de expansão e tecnologia digital que possibilita localizações precisas.

Além da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran), a Secretaria de Administração Penitenciária, a Guarda Metropolitana das cidades de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Federal, a Secretaria de Estado da Fazenda, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem uso dessa tecnologia.

São João 2023 – Somente em Campina Grande, onde os festejos tiveram início em 1º de junho, são mais de 550 câmeras de videomonitoramento em atividade, cujas imagens são transmitidas em tempo real para as telas instaladas no Centro Integrado de Comando e Controle. As cidades de Bananeiras e Patos, tradicionais em festejos, também contarão com sistemas integrados de câmeras, incluindo reconhecimento facial e o sistema de radiocomunicação.

Balanço Parcial – Nos primeiros 13 dias de festa, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realizou mais de 500 ações de prevenção, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento no coração do evento, o Parque do Povo. A Polícia Militar realiza constantemente ações de prevenção contra crimes, enquanto a Polícia Civil mantém equipes ativas na condução de investigações qualificadas.

E os resultados já são evidentes: com o auxílio de câmeras de identificação facial, já foram capturados indivíduos foragidos do Sistema Prisional, garantindo a segurança no Parque do Povo.

PortalSn1 com Secom-PB

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo