Nos últimos três anos, o segmento de vestuário para homens participou com cerca de 32% do total produzido pela indústria nacional. Crescimento do setor impulsiona planos de expansão do Grupo Mioche – com 18 lojas em PB, PE, CE e RN – que quer abrir novas unidades e chegar a outras regiões
Os homens estão comprando mais, ficando mais exigentes e buscando muito além do preço. De itens de vestuário a calçados, de acessórios a cosméticos e outros cuidados pessoais, a preocupação com a imagem têm povoado cada vez mais o universo masculino. Moda, aliás, é uma palavra que vem deixando de se limitar às mulheres. Eles também querem sim conferir e seguir tendências. Apostam na atualização do guarda-roupa e em adequar looks para diversas ocasiões. Seja para ir ao trabalho, diversão ou viajar.
Essa mudança de comportamento vem quebrando estereótipos e refletindo diretamente na indústria da moda, que envolve desde o design das peças, a fabricação e a comercialização. Com bons resultados de vendas e novas demandas, o mercado tem aberto mais espaço a esse público e focado esforços para agradar gostos e bolsos dos marmanjos. Números mostram esse direcionamento do setor. Nos últimos três anos, o segmento de vestuário para homens participou com cerca de 32% do total produzido pela indústria nacional.
Só no ano passado, a produção nacional de itens de vestuário para homens foi de cerca de 5,5 bilhões de peças. Em receitas, o Brasil já movimenta US$15 bilhões por ano. Os dados são da Inteligência de Mercado (IEMI), empresa especializada em estudos e pesquisas do segmento.
Expansão – Toda essa movimentação tem inspirado o Grupo Mioche – que tem uma fábrica em Campina Grande (PB), de onde sai toda a produção, e 18 lojas próprias entre Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará – a ampliar os horizontes. “Temos planos de abrir novas unidades onde a marca já está presente e alcançar outras praças como Alagoas, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Para este ano, a previsão é inaugurar 10 novos pontos de venda”, adiantou o diretor comercial, Rhuan Penaforte (à esquerda na foto). Ele informou que, além das lojas próprias, a rede também distribui, por meio de logística própria, itens para mais de mil lojas multimarcas, que representam e revendem peças nos diversos estados do Brasil.
Linha de produtos – Especializado em moda masculina de alto padrão, o grupo – com 22 anos de atuação – desenvolve em suas coleções toda a linha de produtos masculinos, desde calçados, alfaiataria, moda praia, casual e social. Por mês, são produzidas cerca de 80 mil peças. “Buscamos tendências de salões de moda aqui e fora, realizamos pesquisas e ouvimos nossos clientes para o desenvolvimento de cada peça”, informou Rennan Penaforte (à direita na foto), diretor financeiro e também sócio. Segundo o executivo, os itens são confeccionados para atender a três marcas próprias, sendo 80% destinados à Mioche. Há um departamento específico que cria os looks, inspirados em tendências da moda e estilo do público-alvo, que envolvem homens jovens, principalmente com idades entre 25 e 35 anos.
Fonte:Tais Paranhos