Um grupo de aproximadamente 20 pessoas estavam abordando cidadãos em vários bairros da cidade de Patos. As equipes se dividiam em duas ou três responsáveis e faziam coletas e perguntas relativas ao novo coronavírus, COVID – 19.
Em poucos instantes, áudios em grupos de WhatsApp davam conta do fato e a denúncia chegou até a Guarda Municipal que acionou a Polícia Militar para averiguar a situação. Após abordagem, duas pessoas foram localizadas e depois os demais membros da pesquisa que levantou suspeitas.
A Guarda Municipal comunicou o fato também a secretaria de Saúde do Município de Patos, a Vigilância Epidemiológica e até o prefeito interino Ivanes Lacerda. Diante do fato, a Polícia Militar arregimentou os integrantes da pesquisa e todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos.
A equipe utilizava um micro-ônibus e o recolhimento se deu neste mesmo veículo. De acordo com informações, o grupo é do Pernambuco, mas realizava as atividades sem nenhuma comunicação ou autorização das autoridades municipais.
O secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Dr. Geraldo Medeiros, concedeu entrevista explicando que a pesquisa é do Governo Federal, porém, houve falha de comunicação que gerou o transtorno.
A Secretaria de Saúde do Município de Patos detectou irregularidades na atividade em meio ao condicionamento de itens utilizados.
Patosonline.com