Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Estamos terminando o ano de 2023 e caminhando para 2024, o ano das eleições municipais. Nas duas principais cidades da Paraíba e que também são os dois maiores colégios eleitorais do estado à tendência são a reeleição dos prefeitos Cícero Lucena em João Pessoa e Bruno Cunha Lima em Campina Grande. Mas aqui tem um PORÉM, ou seja, se o deputado Romero Rodrigues (PODEMOS) resolver disputar a prefeitura de Campina Grande no próximo ano tem tudo para vencer as eleições.
Já pensou Cícero Lucena reeleito, Romero Rodrigues eleito, e ambos disputando o Senado Federal em 2026 numa mesma composição política? Mas se Romero não disputar a prefeitura da Rainha da Borborema, Bruno Cunha Lima uma vez reeleito pretende disputar o governo do estado em 2026. No entanto, a preço de hoje o senador Efraim Filho seria o candidato natural das oposições ao governo do estado. Mas tem outro nome que se fortalece a cada dia e que poderá ser o candidato a governador pela situação. Estou me referindo ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino. Dizem que Adriano deverá encerrar sua carreira política e optar por uma vaga no Tribunal de Contas do Estado – TCE, porém, o galdinista não acredita nessa hipótese e sim, numa possível candidatura de Adriano ao governo do estado em 2026.
Pelo atual andar da carruagem, a situação já tem dois possíveis candidatos ao governo do estado para 2026, são eles: Lucas Ribeiro e Adriano Galdino. A oposição também já tem dois possíveis candidatos ao governo do estado para 2026, são eles: Efraim Filho e Bruno Cunha Lima ( se for reeleito ). Mas existe a grande possibilidade desse jogo de xadrez político mudar depois das eleições municipais de 2024, uma vez que pelo caminhar natural da sucessão para 2026, se o governador João Azevedo deixar o governo para disputar o Senado Federal, o vice-governador Lucas Ribeiro assumirá o governo do estado em definitivo e deverá concorrer à sua própria reeleição.
Assim sendo, pela oposição os possíveis candidatos ao governo do estado ficará entre Bruno e Efraim, no entanto, pela situação se João deixar o governo, Lucas Ribeiro será o candidato a governador pelo PP, com a grande possibilidade de Adriano Galdino ser seu vice-governador pelo REPUBLICANOS. Nesse caso, João deverá ter como 1º suplente de senador a atual senadora Daniella Ribeiro pelo PSD. Mas se João Azevedo decidir ficar no governo até o final de seu mandato, aí ele terá as seguintes opções para apoiar para a sua sucessão, são eles: Adriano Galdino, Deusdete Queiroga (seu atual 1º ministro).
Então, para 2026, João ficando ou não no governo, o deputado Adriano Galdino será candidato a governador ou até mesmo a vice-governador. Não brinquem com o filho ilustre de Pocinhos, pois, o “homi” é bem articulado, experiente, conhece bem toda Paraíba, é amigo dos amigos, cumpridor de compromissos, tem um estilo próprio e sem papas na língua. E digo mais, como deputado e presidente da Assembleia tem sido corretíssimo com o governador João Azevedo e vai esperar reciprocidade em 2026. Então, se João decidir ficar no governo deverá apoiar a seguinte chapa para 2026: Adriano Galdino(governador); Deusdete Queiroga(vice-governador); Cícero Lucena e Romero Rodrigues(senadores)? E se João decidir sair do governo, a chapa para 2026 deverá ser: Lucas Ribeiro(governador); Adriano Galdino(vice-governador); João Azevedo e Romero Rodrigues(senadores). Então, seja como for em 2026, Adriano Galdino estará na chapa majoritária. Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!