Acontecendo de forma unificada em todo o país, no próximo dia 6 de outubro (primeiro domingo do mês), conforme estabelece a Lei Federal 12.696, de 2012, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estará acontecendo eleição para Conselheiro Tutelar.
Em Pombal a votação coincidirá com o domingo do encerramento da Festa do Rosário, sendo realizada das 08h às 17h na E.C.I.T. “Monsenhor Vicente Freitas”.
14 postulantes participam da eleição e na reta final buscam fortalecer suas campanhas na disputa por uma das cinco vagas de tutelar na cidade.
Participam da disputa: Auidaira Zudileide de Souto Lima (456), Benedita da Silva Moura (185), Claudia Cristina da Costa (123), Francilene Lacerda da Costa (567), Francineide Vitoriano dos Santos (258), Francinildo Ferreira da Silva (192), Francisco de Assis Santana (900), José Ribeiro da Silva (789), Thiago Cordeiro de Sousa (157), Maria da Conceição Silva Vieira Oliveira (190), Mariana de Sousa Soares (245), Moama de Sousa Bandeira (234), Paloma Pereira de Sousa (369) e Rosália Almeida Leite (193).
O processo é promovido pela Prefeitura de Pombal, sendo organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA).
A lei alterou a duração do mandato dos conselheiros, que a gora é de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo eleitoral.
“É importante que a população participe deste processo eleitoral, pois é uma ação de cidadania escolher um candidato, exercer seu direito de voto e acompanhar seu trabalho através de uma atuação em defesa da prevenção do direito das crianças e dos adolescentes, do combate à negligência, violência e à exploração, além de outras funções e responsabilidades dos conselheiros”, afirmou Francelly Bezerra, presidente do CMDDCA.
Marcelino Neto