DestaqueNotíciasPolítica

Em ano eleitoral, prefeitura de São Domingos aumenta número de servidores contratados, que superam efetivos

A prefeita de São Domingos, Adeilza Soares Freires, poderá enfrentar problema quando as contas de 2024 forem julgadas pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), que aprovou nesta semana Resolução estipulando o máximo de 30% no número de servidores contratados por excepcional interesse público em relação ao total de efetivos nos municípios. A Norma prevê reprovação das contas dos gestores que descumprirem a determinação.

Dados levantados pelo Blog do Naldo Silva junto ao Sagres – Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos – disponibilizados pelo Tribunal de Contas, apontam que São Domingos está muito acima do máximo tolerável pelo órgão de controle de contas, sendo a única prefeitura da região de Pombal que possui mais funcionários contratados que efetivos.

Outro detalhe que chama a atenção é que esse quantitativo chegou ao atual patamar após Adeilza romper com o ex-prefeito Cigano e se aliar ao antigo grupo de oposição.

Para efeito de comparação, em maio de 2021, primeiro ano de governo da atual gestora, São Domingos tinha 84 contratados. Terminou aquele ano com 87.

Em 2022, aumentou para 102, com 152 efetivos.

Em 2023, até agosto, o total não passou de 105 contratados, mas em setembro do mesmo ano, quando aconteceu o “racha”, essa quantidade saltou para 179, um aumento de 70% em apenas um mês, e chegou a atingir 199 servidores pouco tempo depois.

No início de 2024, houve redução para 164 – no mês de fevereiro – mas com o aproximar do pleito eleitoral, voltou a subir e na última atualização do TCE já estava em 172 contratados, contra 142 efetivos.

Veja abaixo a evolução do quantitativo de contratados ao longo dos último três anos, em comparação com os efetivos:

Blog do Naldo Silva

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo