O ano de 2023 marca o aniversário de 40 anos do Maior São João do Mundo e também o retorno de dois personagens icônicos do evento: Milharilda e Sabugildo. Os mascotes são um simpático casal de espigas de milho, utilizados nas primeiras divulgações do evento. Com o passar dos anos, eles foram aperfeiçoados e ganharam “versões” anuais, inclusive uma edição para o casamento dos dois.
Neste último final de semana do MSJM deste ano, Milharilda e Sabugildo fazem suas aparições finais para o público. Na noite deste sábado (01), o casal acompanhou o Cortejo Cultural promovido pela Secretaria de Cultura de Campina Grande no Parque do Povo. A cada passo, surgiam os pedidos para tirar fotos, desde pais com seus filhos encantados pelos mascotes até adultos com olhos brilhando ao ver os personagens passeando pelo Parque.
Resgate de memórias
A professora Lucineide Pereira, 40 anos, foi uma das primeiras da noite a tirar fotos com o casal. Para ela, a atração com os mascotes traz lembranças felizes do passado. “Eu me senti muito animada, muito feliz, pois [eles] relembram a minha infância. É um encantamento”, conta ela.
A aparição dos mascotes é algo que chama a atenção das crianças que estão presentes no Parque, mas muitos adultos também ficam emocionados ao encontrar com as famosas espigas. Lucineide reforça a importância de ter atrações lúdicas, inclusive para adultos. “É extremamente importante para nós adultos, pois desperta esse lado criança que todos nós temos, e ver essa atração este ano no Parque do Povo nos deixa muito alegres”.
Turistas conhecem os mascotes do São João campinense
A estudante Mayza Gomes, 21 anos, veio pela primeira vez ao Maior São João do Mundo, e em sua caminhada pelo Parque do Povo, se deparou com duas espigas de milho em tamanho gigante andando pela arena. Natural de Recife – PE, a turista conta
o que achou dessa atração regional. “Eu achei muito fofo, muito interativo e as crianças ficaram loucas por eles, realmente muito bom”.
Apesar do contato maior com as crianças, Milharilda e Sabugildo são apreciados também pelos adultos. Mayza reforça que as atrações não tem faixa etária estipulada. “É para todo mundo, eu falei com eles e foram muito simpáticos comigo, tiraram fotos, me abraçaram, do mesmo jeito que fazem com as crianças”.
Fabiana, 40 anos, veio com as duas filhas, Thaila e Taina, pela primeira vez ao São João de Campina Grande. Naturais de Paudalho – PE, a família se divertiu bastante com as espigas de milho do PP. Para a mãe, esses elementos culturais são muito importantes para a vivência das crianças nos festejos. “Para as crianças é ótimo, são muito coloridos e bem típico para o momento que a gente está vivenciando agora”. A filha Thaila disse que gostou bastante de Milharilda. “Eu achei ela muito engraçada […], ela usa batom”, diz a menina.
Resgate de uma tradição
Após anos sem grandes referências nas edições do São João, Milharilda e Sabugildo voltam em cena no Maior São João do Mundo. Flávio Guilherme, 45 anos, responsável pela coordenação dos mascotes conta que a decisão de retomar com eles foi do setor de Marketing da Arte Produções, organizadora do evento deste ano, com o intuito de incluir mais elementos tradicionais e regionais a edição deste ano.
Flávio comenta que o resgate feito este ano foi um momento marcante no São João de Campina Grande. “Acredito que ficou bem marcado, e é muito importante que estejam presentes nos próximos anos, até para a gente ir atrás de outras coisas que remetem a história deles na festa, encontrar os panfletos antigos e fazer essa reconstrução”, informa ele.