O programa Primeira Chance – criado pelo Governo da Paraíba para incentivar atividades de iniciação à prática profissional dos alunos da rede estadual de ensino – aprovou mais 737 estudantes, que terão a oportunidade de viverem sua primeira experiência profissional.
Eles serão direcionados para 482 empresas aprovadas como parceiras do programa e os estágios estão previstos para iniciar ainda neste mês de agosto. Cada estagiário vai receber uma bolsa mensal de R$500,00 pagos pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), durante seis meses.
A imprensa teve acesso à relação dos 21 alunos aprovados na região de Pombal, sendo 11 da escola Cícero Severo Lopes, em São Domingos, 6 da escola Francisco de Sá Cavalcante, em Paulista, e 4 da escola Monsenhor Vicente Freitas (Polivalente), de Pombal. Eles vão atuar nas áreas de agroecologia, informática, Meio Ambiente e edificações (veja na imagem):
O Programa Estadual Primeira Chance, criado no ano 2019, visa incentivar a concessão de estágio, a aprendizagem, as atividades de iniciação à prática profissional e a primeira experiência profissional dos estudantes do Ensino Médio e egressos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba.
O Programa conta com uma rede de núcleos e atua como auxiliar no processo de aperfeiçoamento do estágio, sendo responsável pela interlocução entre empresas, instituições públicas, instituições de ensino e estudantes egressos, estudantes regularmente matriculados nas terceiras séries das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, nas Escolas Profissionalizantes e nas segundas e terceiras séries do Ensino Médio nas modalidades Regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Os estágios são em 11 eixos tecnológicos, sendo eles: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo e Hospitalidade e Lazer. Essas áreas de conhecimento são distribuídas em 40 cursos disponibilizados pela Rede Pública Estadual nas 14 Gerências Regionais de Ensino (GRE).
Informações com Naldo Silva