Ex-prefeito da região de Patos é preso suspeito de financiar plantação de maconha

 O ex-prefeito da cidade de Vista Serrana, no Sertão da Paraíba, Sergio Garcia da Nobrega, foi preso na manhã desta sexta-feira (14), na cidade de Soledade, suspeito de financiar um plantio de maconha em uma roça na cidade de Malta, na Paraíba.

Em outubro do ano passado, uma plantação com mais de 60 mil pés de maconha foi localizada e destruída em Malta. As ações foram realizadas a partir de uma operação conjunta das polícias Civil e Militar. Após os fatos, a Polícia Civil deu início as investigações que apontaram para existência de uma Organização Criminosa liderada pelo ex-prefeito Sergio Garcia da Nobrega. O grupo criminoso é suspeito, também, de desvio de dinheiro público e lavagem de bens e capitais.

A operação “Cacimba Nova” foi deflagrada pela Polícia Civil nesta manhã e ocorreu nos municípios de Vista Serrana, Condado, Pombal, Sousa e Paulista. A ação contou com um efetivo de mais de 100 policiais que deram cumprimento as decisões judiciais.

Além do ex-prefeito, foram presas mais 7 pessoas, e outros estão foragidos.

A investigação teve início em 30 de outubro de 2024, quando uma ação conjunta das polícias Civil e Militar localizou e erradicou uma roça com mais de 60 mil pés de maconha no município de Malta. O desdobramento das apurações revelou a existência de uma rede criminosa que, segundo a polícia, utilizava recursos públicos para financiar o cultivo da droga.

A roça destruída teria potencial para render aproximadamente R$ 13 milhões ao grupo.

A investigação foi conduzida pelos delegados Dr. Edson Pedrosa, Diego Passos e Claudionor Lúcio, da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE), e a operação foi coordenada pelo superintendente da 3ª SRPC, delegado Cristiano Jacques, e seu adjunto, delegado Rodrigo Monteiro, além do coronel Douglas Ferreira e do major Fernando Galindo.

Imagens: Divulgação/Polícia Civil

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo