No início de 2019, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou uma varredura, um pente-fino no Programa Federal do Bolsa Família, isto porque existem muitas irregularidades e até imoralidades Brasil afora.
A pequena Catingueira, município localizado no Sertão do estado da Paraíba, que fica a 340 km da Capital, João Pessoa e que possui pouco mais de 5 mil habitantes, foi surpreendida com a revelação de um grande esquema fraudulento no Bolsa Família na atual gestão de Dr. Odir.
O Portal da Transparência, órgão oficial do Governo Federal que divulga repasses federais feitos aos municípios, destacou uma verdadeira farra com o dinheiro público no município, haja vista que tem pessoas que não se enquadram nos critérios do programa, pelo contrário, mas mesmo assim, estão cadastrados e recebendo o benefício.
O programa nasceu com o propósito bacana de ajudar as famílias de baixa renda, ou seja, de pobreza extrema, mas surpreendentemente em Catingueira tem filho de ex-prefeito, ex-vereador, universitários de instituição privada, parente de secretário, empresários, funcionários públicos, comerciantes e pasmem os senhores, gente morando na Europa e recebendo o Bolsa Família. Algo inadmissível e imoral, porque, em contrapartida, existem inúmeras famílias passando fome no município e que deveriam receber o benefício, no entanto estão de fora. Esse escândalo tem revoltado a população catingueirense.
Embora, seja um programa federal, mas quem faz o controle no cadastramento das pessoas foi o município, por meio da Secretaria de Assistência Social.
Sobre esse tema na última sessão do dia (31) do Poder Legislativo Municipal, de forma unânime, convocaram o secretário de Assistência Social, Donato Pereira Leite, para explicar as irregularidades no Bolsa Família. Devido à gravidade da fraude até os vereadores aliados do prefeito foram a favor da convocação do secretário.
O Blog do Jordan Bezerra fez contato com o Prefeito de Catingueira, Dr. Odir Borges (MDB), na tarde deste domingo (1°), sobre a fraude no Bolsa Família no município. Segundo o prefeito, as medidas já estão sendo tomadas, pois ele afirma que a gestão dele não comunga com irregularidades.
“Está sendo apurado. Já foi afastado o gestor do programa. Bloqueado todos, pois os que estão em auditoria”, afirmou Dr.Odir.
Disse ainda que a responsabilidade é do secretário Assistência Social, pois ele é quem responde pela pasta e tem a competência.
Por fim, Dr. Odir falou que não compactua com erros: “ nossa gestão não comunga com nenhuma irregularidade”.
Para a oposição, o discurso do Prefeito de Catingueira, Dr. Odir Borges, de que sua atuação está pautada na Reconstrução e Honestidade, slogan usado pelo gestor para ganhar as eleições no município, caiu por terra da pior forma possível.
Veja o link do Portal da Transparência
Blog do Jordan Bezerra