Governo da Paraíba abre inscrições para seleção de produtores culturais em diversos municípios, incluindo Patos

Os birôs criativos serão instalados em câmpus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em todas as regionais de cultura, incluindo cidades estratégicas como Patos, além de Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Monteiro, Sousa, Cajazeiras, entre outras. A presença de um birô em Patos reforça o compromisso com o desenvolvimento cultural na região e amplia o acesso às políticas públicas de cultura no Sertão.

O Governo do Estado da Paraíba, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural (Funetec-PB), abriu neste sábado (7) as inscrições para a seleção de produtores culturais que atuarão nos birôs criativos. Esses espaços serão mantidos com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e têm como objetivo oferecer suporte às atividades culturais nos municípios contemplados.

Os birôs criativos serão instalados em câmpus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em todas as regionais de cultura, incluindo cidades estratégicas como Patos, além de Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Monteiro, Sousa, Cajazeiras, entre outras. A presença de um birô em Patos reforça o compromisso com o desenvolvimento cultural na região e amplia o acesso às políticas públicas de cultura no Sertão.

Os birôs funcionarão como centros de apoio para artistas e produtores culturais, oferecendo treinamentos, assistência para inscrições em editais, esclarecimento de dúvidas e suporte na apresentação de recursos. “É mais uma possibilidade que apresentamos para democratizar o acesso às políticas públicas voltadas para a cultura paraibana”, destacou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura.

Detalhes da seleção

  • Período de inscrição: Até as 18h do dia 18 de dezembro de 2024.
  • Quem pode participar: Microempreendedores individuais e pessoas físicas com no mínimo 18 anos e residência comprovada na Paraíba há pelo menos dois anos.
  • Bolsa oferecida: R$ 2.000,00 mensais por 20 horas semanais de trabalho (de segunda a sexta, das 8h às 12h). Além disso, os selecionados deverão cumprir quatro horas mensais de oficinas culturais.

Os interessados devem acessar o site da Secult-PB, preencher o formulário de inscrição e apresentar portfólio, certificados e uma proposta de oficina cultural. A análise será técnica e avaliará a experiência dos candidatos, atribuindo uma pontuação de 0 a 10.

Os aprovados atuarão nos birôs criativos entre janeiro e dezembro de 2025, fortalecendo a execução da Política Nacional Aldir Blanc no estado, com impactos diretos na promoção da cultura em municípios como Patos, Catolé do Rocha, Santa Luzia e Itaporanga.

Clique%20aqui%20para%20ver%20o%20documento%20″EDITAL.pdf”

“>CONFIRA  AQUI O EDITAL

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo