Governo Federal, da Paraíba e Prefeitura de João Pessoa decretam luto oficial pela morte do Papa Francisco

Os governos Federal, da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa decretaram nesta segunda-feira (21), luto oficial em homenagem ao Papa Francisco. No Brasil e no Estado, o período de luto anunciado pelos gestores foi de sete dias. Já na capital paraibana, a administração municipal anunciou que o ato simbólico terá três dias de duração.

O anúncio deve provocar mudanças em solenidades e algumas atividades administrativas nas três esferas. Músicas e hinos geralmente deixam de ser executados durante esses dias. Atividades relacionadas ao hasteamento de bandeiras também são alteradas. A morte do pontífice ainda deve ser lembrada com o cumprimento de um minuto de silêncio em eventos esportivos e agendas específicas.

Apesar das homenagens, o período de luto não é considerado feriado, tampouco ponto facultativo. Portanto, o funcionamento dos serviços públicos não sofre qualquer alteração.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) destacou o legado do argentino Jorge Mario Bergoglio por meio de nota e lamentou profundamente a perda de uma voz de respeito e acolhimento ao próximo.

“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.

PB Agora

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo