DestaqueMeio AmbienteNotícias

Governo Federal inclui JP e CG na lista de 43 municípios com risco de desastre ambiental na Paraíba

O

Governo Federal incluiu as cidades de João Pessoa e Campina Grande na lista de 43 municípios com risco de desastre ambiental no Estado da Paraíba.

De acordo com o levantamento, na Paraíba, 48.291 pessoas, de 43 municípios, vivem em áreas de risco geo-hidrológicos, destes, 14 estão na lista de municípios apontados como “críticos”. O número de pessoas em risco representa um total de 2,1% da população.

Os números revelam que, em se tratando de Brasil, são 1.1942 municípios na mesma situação, onde, pelo menos, 6,0% da população (8.904.136 pessoas) moram em áreas de risco.

A gestão através de solicitação da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, realizou um levantamento para a identificação dos municípios mais suscetíveis à ocorrência de deslizamentos, enxurradas e inundações para serem priorizados nas ações da União em gestão de risco e de desastres naturais nos subgrupos de deslizamentos, enxurradas e inundações.

O levantamento se deu por ocasião do advento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC, uma vez que verificou-se a necessidade de atualização da lista de municípios com evidências de maior criticidade quanto à ocorrência de desastres naturais relacionados ao clima, elaborada em 2012 no âmbito PAC 2, para orientar as novas ações do Governo Federal para o Plano Plurianual – PPA 2024-2027, considerando os dados atualizados de registros sobre desastres e vulnerabilidade, bem como as informações dos mapeamentos das áreas de risco geológico e hidrológico.

Clique aqui e confira a íntegra do levantamento.

Fpnte: Portal da Capital

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo