DestaqueEleições 2024NotíciasPolítica

Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Campina Grande por conta de irregularidades

A Juíza da 17ª Zona Eleitoral, Daniela Falcão de Azevedo, suspendeu nesta terça-feira (1), a divulgação de uma pesquisa eleitoral para o cargo de prefeito em Campina Grande, do Instituto Real Time Big Data, registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número PB 07245/2024, que seria divulgada nesta quarta-feira (2).

A magistrada concedeu uma Tutela de Urgência requerida pela coordenação jurídica da Coligação ”União por Amor a Campina”, encabeçada pelo prefeito e candidato à reeleição Bruno Cunha Lima (União Brasil). 

A veiculação da pesquisa está proibida em qualquer canal de comunicação e nas redes sociais. A desobediência poderá gerar uma multa de R$ 50 mil.

_*Pesquisa do Instituto Ranking também foi impugnada*_

No fim do mês passado, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já havia deferido uma liminar determinando a suspensão da divulgação de uma pesquisa sobre a corrida eleitoral em Campina Grande, contratada pela empresa PolíticaPB Serviços de Internet e Comunicações LTDA / FONTE83, de propriedade de Fabiano Gomes, cuja esposa é dona da empresa Inteligência Ltda, contratada para fazer a campanha do candidato Jhony Bezerra (PSB). 

No argumento elaborado pelo desembargador para suspender a divulgação da pesquisa, ficou evidente a preocupação com a manipulação de dados e os efeitos junto ao eleitor. 

“A finalidade da norma é, acima de tudo, tutelar a vontade do eleitorado, evitando que pretensas pesquisas eleitorais, feitas ao arrepio do regramento estabelecido, exerçam influência sobre os eleitores e comprometam o equilíbrio da disputa eleitoral”, argumentou Oswaldo Trigueiro.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo