O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) deve deixar o PT, após ficar em 4º lugar na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. A previsão foi dada pelo jornalista Clilson Júnior, durante opinião veiculada no programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (10).
“Está chateado com o governador João Azevêdo e com o proprio partido e a tendência é ele deixar o PT”, disse como acompanhou o ClickPB. Luciano Cartaxo já foi prefeito de João Pessoa por dois mandatos (entre 2013 e 2020), mas no pleito deste ano ficou na quarta colocação com 49.110 votos (11,77%).
Outra previsão de Clilson Júnior sobre o cenário político é a de que o primeiro-vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), deve seguir a orientação do presidente Lula e declarar apoio ao candidato Cícero Lucena (PP) na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. A previsão é do jornalista Clilson Júnior, em anúncio feito durante o programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (10).
“Veneziano vai atender o pedido de Lula e vai declarar apoio a Cícero Lucena pelo MDB”, disse como acompanhou o ClickPB.
Conforme apurou o ClickPB, o MDB ainda não anunciou o posicionamento no segundo turno das eleições na capital. Veneziano é aliado de primeira hora do presidente Lula (PT) e tem boa relação pessoal com Cícero Lucena. Esse cenário pode colaborar para que o parlamentar anuncie seu apoio à reeleição de Lucena.
Como trouxe o ClickPB, agora a disputa pela prefeitura da capital está entre Cícero Lucena (Progressistas) e Marcelo Queiroga (PL). O segundo turno, como definido pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrerá em 27 de outubro. Cícero Lucena, do PP, conquistou 49%, 205.122 votos e Marcelo Queiroga, do PL, com 21% do eleitorado, 90.840 votos (21,77%), respectivamente.
O outro senador paraibano Efraim Filho declarou, em coletiva feita nesta quinta-feira (10), seu apoio ao candidato bolsonarista Marcelo Queiroga (PL).
Candidatos
Aos 66 anos, Cícero Lucena tenta o quarto mandato. Nascido no interior do estado, em São José de Piranhas, ele foi eleito pela primeira vez prefeito de João Pessoa em 1996. Em 2006, conquistou uma vaga no Senado. Entre suas propostas para este novo mandato estão a melhoria do transporte urbano, com a implantação do BRS – Serviço de Ônibus Rápido – e investimentos na saúde 24 horas, com prioridade nos atendimentos voltados para a saúde mental.
Já seu adversário, Marcelo Queiroga, nasceu em João Pessoa e tem 58 anos. Formou-se em medicina em 1988 pela Universidade Federal da Paraíba , presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2020 a 2021. Durante a pandemia, foi o quarto ministro da Saúde a assumir a pasta em meio à crise sanitária, ficando no cargo de março de 2021 a dezembro de 2022.