As Prefeituras de Catolé do Rocha e Bonito de Santa Fé são mais duas prefeituras paraibanas a decretar ponto facultativo para os servidores por causa da mobilização que boa parte das prefeituras do estado vão fazer nesta quarta-feira (30). Os atos são em protesto por cortes no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Além de Catolé do Rocha e Bonito de Santa Fé, a Prefeitura de Patos também divulgou decreto com determinação de ponto facultativo.
Como visto pelo ClickPB, o prefeito Lauro Maia afirmou que a paralisação tem apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e que ela não vai causar prejuízos para a administração pública.
O decreto não é válido para servidores de serviços essenciais, como limpeza pública, capinagem, jardinagem e da saúde.
Já o prefeito de Bonito de Santa Fé, Antônio Lucena Filho, alegou que a manifestação é em defesa do pacto federativo e da autonomia financeira dos municípios, em face à crise com a diminuição no FPM.
Como notado pelo ClickPB, Bonito de Santa Fé, os serviços saúde, educação, coleta de lixo urbano e da segurança pública não são afetados pelo decreto e seguem normalmente.