O Ministério Público da Paraíba instaurou um Inquérito Civil Público contra o prefeito Hermes Mangueira Filho, do município de Diamante (PB), para apurar especificamente um suposto emprego fantasma ocupado por uma sobrinha da primeira-dama, Leandra Karla de Oliveira. A portaria de instauração, com data de 03/08/2023, cita que uma estudante de medicina da faculdade FAMENE, localizada em João Pessoa, estaria ocupando um cargo comissionado desde outubro de 2021.
A portaria considera ainda que, ao requisitar frequência presencial da estudante junto à faculdade, foi constatada a incompatibilidade da suposta servidora.
Com base nas informações obtidas pelo órgão, o presente Inquérito Civil Público terá o objetivo de investigar com maior profundidade os fatos, notadamente, a existência de ato de improbidade administrativa, bem como coibir as práticas despidas de legalidade, podendo, para tanto, requisitar informações e documentos, realizar diligências necessárias para a apuração dos fatos, garantindo eventuais medidas judiciais e/ou extrajudiciais pertinentes à preservação da probidade administrativa e a defesa do patrimônio público, caso sejam necessárias.
O Ministério Público ainda requisitou que seja oficiada a Câmara Municipal para obtenção de leis, a faculdade para obtenção de mais detalhes sobre a estudante e o secretário de Saúde para o fornecimento de informações sobre a suposta prestação de serviços.
Fonte: Diamante Online