DestaqueEntretenimentoNotícias

Na base da resistência, Sertão é coisa de Cinema.

O Sertanejo é antes de tudo um forte, já dizia Euclides da Cunha e se tratando de arte e cultura, essa máxima se faz muito verdadeira… que o diga os organizadores da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano que esse ano chega a sua 9ª edição, realizada sempre no Conjunto Histórico da Fazenda Acauã, no município de Aparecida, Sertão da Paraíba.

No período de 14 a 16 de novembro, o Sertão paraibano vai virar “Coisa de Cinema”, como rege o dito popular.

O evento se constitui em uma mostra de cinema não competitiva, tendo como principal atrativo a sua realização ao ar livre, em frente ao Patrimônio Histórico da centenária Fazenda Acauã, distante quatro quilômetros da sede do município de Aparecida, sertão paraibano.

Segundo o produtor cultural Laercio Filho, coordenador da mostra, “realizar uma mostra de cinema na zona rural de um município sertanejo, em uma época de desmonte cultural porque passa o país, é mais que um desafio, é um ato de resistência e de luta! E a Fazenda Acauã é o cenário perfeito para estes embates político-culturais, por toda sua existência e resistência”.

Este ano, o evento acontecerá no período de 14 a 16 de novembro e contará com uma programação bastante extensa, indo desde a exposição fotográfica, lançamento de livros, oficinas de formação, até a exibição de filmes de diversas regiões do estado incluindo o lançamento de produções sertanejas.

A Mostra Acauã é uma realização da Acauã Produções Culturais e do Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan e este ano homenageará o cineasta carioca Marcelo Paes de Carvalho, pela grande contribuição dada à cultura do estado em especial à sertaneja.

O Homenageado

Com ações culturais em todo o território brasileiro, Marcelo Paes de Carvalho atua na área de produção audiovisual, gestão cultural, além de projetos de tecnologia da informação. Atualmente, desenvolve diversas ações no terceiro setor, em projetos de capacitação em audiovisual e novas mídias.

Trabalhou no Teatro Cacilda Becker (Ocupação Conexão Cacilda – FUNARTE), na função de Coordenador de Comunicação. É Diretor do Projeto FilmInBrasil, que circula com oficinas, workshops e cursos de capacitação em produção audiovisual em todo o território brasileiro, contemplado em 2013, pela Prefeitura do Rio de Janeiro, no edital de Pontos de Cultura.

Dirigiu o projeto MeVênaTV 2.0, contemplado em 2014 no edital de pontos de cultura do Estado do Rio de Janeiro. Coordenou o projeto de Tecnologia da Ação Animatógrapho (RJ), do Pontão de Cultura Rapsódia Ausente (RJ/MG/CE/PE), e Campus Avançado (RJ). Implantou o núcleo de audiovisual do Teatro das Marias (Fortaleza – CE), além do projeto de memória da dança, que culminou com o longa-metragem “Doc.Vatá”. Trabalha como consultor de projetos audiovisuais da CUFA (Central Única das Favelas).

No sertão da Paraíba, tem ministrado palestras e cursos em diversas cidades instituições como SESC, SENAI, SEBRAE, Banco do Nordeste, Universidades, ONGs entre outras em todo o país, resultando em produções de curtas-metragem. Por seus cursos e oficinas de audiovisual, já passaram mais de 2000 alunos, em todo o território brasileiro. Estão entre seus clientes e parceiros a UNICEF, ONU, American Airlines, Universidade de Michigan, NIKE, entre outros.

Tem sido convidado constantemente para curadoria e júri de festivais de cinema em diversos estados do país.

Nos últimos anos, esteve em 35 países, com o projeto BackPack4Liffe que resultou na exposição fotográfica de mesmo nome e que estará à disposição do público durante a Mostra Acauã, exposta na Casa Grande do Conjunto Histórico da Fazenda Acauã.

PORTALSERTAONOTICIAS com Assessoria

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo