Já está ‘no forno’ o edital do concurso público que vai oferecer 1 mil vagas para professores da rede estadual de ensino na Paraíba, o primeiro da gestão João Azevêdo (PSB).
O anúncio, confirmado pelo governador do estado ainda em janeiro, deve ter edital na praça no mês de abril.
“Já começamos a trabalhar nos editais para realização do concurso de mil novos professores na rede estadual. Logo estaremos publicando”, disse o governador.
As boas notícias para os concurseiros do estado não param por aí! Azevêdo confirmou novos certames para a Procuradoria Geral do Estado e para a Agência Executiva de Gestão de Águas (AESA), todos promessas de campanha que estão se tornando realidade.
A realização de concursos para áreas específicas faz parte do Plano de Governo de João Azevêdo, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
João ainda garantiu que todas as promessas serão cumpridas.
Confira o número de vagas para cada disciplina
Artes: 72 vagas
Biologia: 159 vagas
Educação Física: 68
Filosofia: 6 vagas
Física: 47 vagas
Geografia: 72 vagas
História: 78 vagas
Língua Espanhola: 18 vagas
Língua Inglesa: 61 vagas
Português: 195 vagas
Matemática: 199 vagas
Química: 28 vagas
Sociologia: 6 vagas
Na grade curricular da Paraíba, ainda serão mantidas disciplinas questionadas pelo Ministério da Educação e pelo Governo Bolsonaro, como Sociologia e Filosofia.
“A Paraíba tem um modelo nas escolas cidadãs integrais. Essas escolas, alem do ensino tradicional, trata do projeto de vida de cada aluno. Se você quer criar ,dar o suporte para esse projeto de vida, você tem que ter um leque para todas as áreas, por isso filosofia e sociologia são importantes”, apontou.
Último concurso SEE PB
A Secretaria de Estado de Educação da Paraíba não realiza concurso desde 2012. O último edital contou com 2 mil vagas para professores. Foram selecionados candidatos para atuação em diversas disciplinas.
A investidura na carreira exigiu Licenciatura Plena de acordo com a disciplina de atuação (Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, Letras – Habilitação em Língua Inglesa, Arte ou Educação Artística, História, Geografia, Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática e Educação Física).
Os candidatos, no ato de inscrição, puderam escolher entre diversos municípios de lotação.
Em cumprimento de jornadas de trabalho de 30 horas semanais, os aprovados fizeram jus a ganhos iniciais de R$ 1.222,53. A contratação foi por regime estatutário, que confere maior estabilidade aos servidores.
Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. De acordo com o conteúdo programático presente no edital, a avaliação versou sobre as matérias relacionadas abaixo.
Língua Portuguesa;
Fundamentos da Educação/Prática Docente;
Legislação Básica/Orientações Curriculares;
Conhecimentos Pedagógicos;
Conhecimentos Específicos.
PB Agora