O número oficial divulgado, recentemente, pela Justiça Eleitoral, sobre o eleitorado dos municípios brasileiros mostra uma desproporção entre o total de habitantes e os eleitores habilitados a votar.
No município de São Bento, no Sertão da Paraíba, onde o IBGE contabilizou 32.235 habitantes no último Censo Demográfico, existem 29.525 eleitores, equivalente a 91, 59 % dos moradores da cidade sertaneja.
A disparidade entre habitantes e eleitores acontece na maioria das cidades brasileiras, com um grau mais elevado em algumas delas, como é o caso, por exemplo, de São José do Brejo do Cruz, menor município da Paraíba, onde tem 1.699 habitantes e 2.778 pessoas aptas a votar na eleição de outubro, correspondente 163,50 % do número de moradores.
No próximo pleito, São Bento terá 94 seções eleitorais distribuídas em 11 locais de votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
As urnas eletrônicas serão distribuídas por bairros, da seguinte forma em São Bento: 50 no Centro, 11 no Dão Silveira, 07 no Loteamento Portal, 11 no São José, 10 no bairro São Bentinho e 05 na zona rural.
Fonte: Leomarque Pereira