Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (03) pela Polícia Civil na Paraíba está cumprindo mandados contra uma quadrilha especializada em roubo e clonagem de veículos.
Como observado a operação ‘Klon’ está sendo desencandeada por meio da Delegacia de Roubos e Furtos e Veículos e Cargas (DRFVC).
São 23 mandados expedidos pela justiça que devem ser cumpridos ao longo da operação.
Entre os mandados, 12 são de prisão e 11 de busca e apreensão.
Os inquéritos e cautelares tramitaram na 6ª Vara Criminal e 2ª Vara de Entorpecentes da Capital.
Os mandados, segundo a Polícia, estão sendo cumpridos nos seguintes municípios: João Pessoa, Campina Grande, Conde e Lucena.
Segundo as investigações, a quadrilha também atuava na adulteração de sinais de identificação veicular, falsificação de documentos públicos, receptação, lavagem de capitais e Organização Criminosa.
Várias armas e muita droga crack, skank e cocaína) foram apreendidas até o momento.
Participação de presos
Alguns dos principais componentes da organização criminosa, segundo a investigação, eram presidiários que enviavam suas ‘ordens’ diretamente das casas de detenção espalhadas pelo estado.
Ainda de acordo com as informações obtidas pela reportagem, os presidiários chegavam a ‘recrutar’, de dentro das unidades prisionais, integrantes para a quadrilha.
Modo de operação
Segundo a Polícia, os veículos então eram “clonados” usando como parâmetro dados de outros veículos de origem lícita de mesmas marca, modelo, ano e cor.
Em seguida, os investigados criavam perfis em plataformas de vendas on line e negociavam os veículos com terceiros de boa-fé.
Em alguns casos, os criminosos marcavam novo encontro com o comprador para supostamente entregar a chave reserva. Na ocasião, roubavam novamente o veículo.
*conteúdo em atualização