O engenheiro paraibano André Pepitone foi reconduzido nesta terça-feira (2) como diretor financeiro de Itaipu Binacional, conforme publicou o Diário Oficial da União.
Servidor de carreira da Aneel, ele havia assumido o cargo pela primeira vez em 2022, no governo de Jair Bolsonaro, e foi exonerado em 24 de março de 2023, em meio à “desbolsonarização” do governo.
Segundo a agência de notícias Reuters, Pepitone é uma indicação do PSD, partido do ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia.
Pepitone é servidor de carreira e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na área de Regulação. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Ciências Geotécnicas (também pela UnB) e MBA em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela Universidade George Washington.
Também participou do Program on Utility Regulation and Strategy, ministrado na Warrington College of Business, da Universidade da Flórida.
De maio de 2012 a maio de 2014, foi diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). Em março de 2015, assumiu a vice-presidência da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia (Ariae). Em maio de 2018, foi eleito presidente da mesma associação, com mandato de três anos.
Com a nomeação de Pepitone, o quadro de diretores da margem brasileira de Itaipu fica completo. Também compõem a diretoria Enio Verri (diretor-geral), Renato Soares Sacramento (diretor técnico), Luiz Fernando Ferreira Delazari (diretor jurídico), Iggor Gomes Rocha (diretor administrativo) e Carlos Carboni (Coordenação).
PortalSN1 com Assessoria