A frase “O Brasil é dos Brasileiros”, que está escrita no boné usado pela deputada estadual paraibana Cida Ramos (PT) e até pelo presidente Lula (PT), está sendo alvo de comentários nos bastidores da política como uma “piada pronta” e, até mesmo, como “um tiro no pé”.
A polêmica se dá porque a frase foi originalmente utilizada como mote de uma campanha nacional do grupo de Direita contra a Esquerda e o PT.
Na ocasião, o slogan embalou programas eleitorais de José Serra (PSDB), que enfrentou Dilma Rousseff na corrida à Presidência, em 2010.
Em um dos vídeos da campanha original da Direita, o espectador pode ver uma maquete de Brasilia sendo pintada de vermelho, enquanto um narrador critica o governo Lula.
“O PT persegue os adversários. Usa órgãos federais para perseguir opositores e até mesmo a família dos opositores. O PT quebra sigilo dos que levantam a voz contra o partido. O que o PT quer é transformar Brasília na sede do partido. O Brasil não é do PT. O Brasil é dos brasileiros”, diz o texto narrado no vídeo.
Agora sob o comando do publicitário Sidônio Palmeira, a Secretaria de Comunicação da Presidência sugeriu a mesma frase para estampar bonés usados por Lula, ministros e parlamentares governistas.
Confira o vídeo: