Os professores da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB decidiram paralisar suas atividades na próxima quinta-feira, dia 13 de abril, data da audiência pública da Assembleia Legislativa que discutirá a situação salarial dos servidores estaduais. A deliberação foi tomada no último dia 21 de março, em uma assembleia da categoria. A paralisação também tem o objetivo de pressionar o Governo do Estado a abrir negociação com os servidores estaduais, que reivindicam um reajuste linear, retroativo a data base, no mês de janeiro. Desde janeiro, ADUEPB e o Fórum dos Servidores têm solicitado audiência com o Governador para discutir Database.
A audiência pública foi agendada para esta quinta-feira, às 14h00, em articulação do Fórum dos Servidores (reunindo mais de 30 entidades representativas das categorias) com os deputados proponentes, Bosco Carneiro e Cida Ramos. Em assembleia, a ADUEPB garantiu a logística de deslocamento para a sessão como ato de mobilização no dia da paralisação.
Progressões
No ponto sobre a liberação das progressões de carreira (interstício 22/23), a assembleia ratificou as ações da diretoria da ADUEPB na negociação com o governo do estado. A ADUEPB tem agenda marcada com a SEPLAG (Secretaria de Planejamento, orçamento e gestão) para discutir a questão e foi decidido em plenária os pontos a serem colocados. Além da liberação 2022/2023, o pagamento dos retroativos será também um ponto imprescindível na pauta de reivindicações.
Outra estratégia que a diretoria do sindicato deverá insistir é a cobrança do cumprimento da lei de autonomia da UEPB, que deve assegurar o repasse para a instituição de, no mínimo, 3% das receitas do Governo do Estado. Nos últimos anos este percentual não tem sido cumprido e impede a garantia orçamentária para o pagamento das progressões, reajustes salariais e dos retroativos.
Fonte: ADUEPB