A Promotora de Justiça em Pombal, Rebecca Braz Vieira, publicou nesta segunda-feira (22) portaria de instauração de Inquérito Civil Público tendo como objeto apurar suposta negligência e/ou falha no serviço de saúde prestado pela UPA de Pombal e pelo Hospital Regional de Pombal a uma criança de 4 anos que morreu no dia 7 de maio, supostamente por negligência médica.
O Blog do Naldo Silva teve acesso ao despacho da represente do Ministério Público estadual (veja ao final da matéria). A menina morava no bairro Nova Vida e teria falecido por complicações do apêndice (apendicite).
Como medida da investigação, a Promotora concedeu prazo de 10 dias para que a Coordenação da UPA de Pombal apresente o prontuário médico, ficha de atendimento e/ou qualquer outro registro relativo ao atendimento médico prestado à criança no dia 05/04/2023 (quarta-feira), bem como a relação dos profissionais que atuavam na unidade na referida data.
No mesmo sentido, solicita à Direção do Hospital Regional de Pombal que apresente o prontuário médico, ficha de atendimento e/ou qualquer outro registro (inclusive livros de ocorrência) relativo ao atendimento nos dias 06/04/2023 (quinta-feira) e 07/04/2023 (sexta-feira).
Rebecca Braz ainda requer que seja informada a relação dos profissionais que atuavam nas áreas do hospital em que a paciente foi atendida e esclareça a (in)disponibilidade do exame de ultrassonografia nas referidas datas e comprove quando foi solicitada a transferência hospitalar da criança.