Tapetão: Pedro Feitosa entra com AIJE acusando Galego da Gavel de suposto Abuso do Poder Econômico

O candidato Pedro Feitosa (PSB-foto de branco), derrotado nas eleições municipais de 06 de outubro, passado, não concordando com o resultado adverso nas urnas, decidiu ingressar com uma  Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), contra seu oponente, Claudenildo Alencar Nóbrega “Galego da Gavel”, (Republicanos-foto de azul), que obteve mais votos, e foi o escolhido para administrar a cidade de Pombal, no Sertão da Paraíba, pelos próximos quatro anos.

Na ação, Pedro acusa seus adversários por Abuso do Poder Econômico ou Político, citando supostas irregularidades ocorridas durante o pleito municipal.

No documento de 111 páginas, além de Galego da Gavel, o vice-prefeito Silvanio do Ó, e o ex-prefeito de Pombal, Abmael de Sousa Lacerda “Dr. Verissinho”, também são citados (clique aqui e confira o documento).

Conforme verificou a reportagem do HW COMUNICAÇÃO, algumas das denuncias apresentadas na AIJE se assemelham a fatos denunciados durante o pleito municipal, relacionadas entregas de cestas básicas durante o horário noturno e o uso da máquina do Estado através das instituições locais para favorecer o candidato socialista Pedro Feitosa. 

O advogado, do atual prefeito Galego da Gavel, Newton Vitaclassificou como frágil a tentativa de modificar o resultado das urnas através do ‘Tapetão’ nas esferas judiciais.

O advogado disse ainda que a AIJE impetrada por Pedro Feitosa, é fruto de insatisfação por não aceitar a derrota no pleito municipal (confira nota abaixo).

Nota:
“A investigação judicial eleitoral apresentada pela oposição é frágil.

A defesa, assim que todos forem citados, apresentará as provas e argumentos jurídicos, os quais esclarecerão a matéria tratada na investigação eleitoral proposta pela oposição.

Por fim, a ação judicial eleitoral é fruto de insatisfação dos adversários pela derrota nas urnas”.

Newton Vita
Advogado

RESULTADO DAS URNAS:
Galego foi eleito com 10.946 votos, o que corresponde a 50,96% da preferência do eleitorado pombalense, contra 10.533 votos ou 49,04%, de Pedro Feitosa (PSB).

A maioria de Galego foi de 413 votos, nos últimos quatro pleitos, o candidato eleito obteve uma diferença considerada apertada em relação a eleições anteriores.

HISTÓRICO:
Em 2012, Pollyanna Werton, mãe de Pedro Feitosa, teve uma maioria de apenas 153 votos em relação a sua oponente, quando disputava a reeleição para o cargo de prefeita do município. No pleito de 2016, o ex-prefeito Verissinho teve uma maioria de 444 votos em relação ao seu adversário e em 2020, quando disputou a reeleição, teve uma maioria de 435 votos, o que demonstra um equilíbrio na disputa eleitoral de Pombal e ao mesmo tempo um acirramento entre os grupos e correligionários.

Fonte:HW COMUNICAÇÃO

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo