Na madrugada desta terça-feira, dia 4 de julho, por volta das 02h00, nas proximidades do Conjunto Noé Trajano, próximo da BR 230, em Patos, ocorreu um ataque covarde e surpreendente à Van responsável pelo Transporte Fora de Domicílio (TFD) dos pacientes do município.
Segundo relatos, o motorista estava realizando a coleta dos pacientes em suas casas, seguindo para João Pessoa, onde os mesmos seriam submetidos a diversos exames e tratamentos, incluindo quimioterapia para um idoso com câncer.
Em decorrência da situação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para prestar atendimento aos pacientes. Um deles sofreu um corte no pé, enquanto outros apresentaram alterações na pressão arterial e danos emocionais.
Após o ataque, a viagem teve que ser interrompida devido aos danos causados na Van e ao abalo emocional e físico das pessoas a bordo. A lateral direita do veículo teve os vidros estilhaçados e a estrutura metálica da carroceria sofreu danos. Ainda não se sabe ao certo a causa dos estragos, que podem ter sido causados por um rojão ou até mesmo um disparo de arma de fogo.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil e a Van precisou ser encaminhada à Polícia Científica para perícia. Até o momento, não há informações sobre o motivo desse ataque covarde e desmedido.
Em contato com Leônidas Dias, secretário de Saúde do município de Patos, foi informado que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Leônidas destacou que a perícia irá determinar se o ataque foi realizado com pedra, explosivo ou outro objeto.
Os motoristas que realizam o transporte do TFD enfrentam jornadas extenuantes diariamente, fazendo viagens para Campina Grande, João Pessoa e outros centros de atendimento aos pacientes de Patos. Frequentemente, a coleta dos pacientes tem início por volta da meia-noite, seguida pela viagem.
PortalSN1 com informações do Polêmica Patos