DestaqueEducaçãoNotícias

Professores da UEPB paralisarão atividades nesta quarta-feira

Os trabalhadores realizarão às 9h um Ato Público no Palácio do Governo e logo em seguida, participarão de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO).

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB paralisarão suas atividades quarta-feira (22) para reivindicar investimentos na educação superior. Os trabalhadores realizarão às 9h um Ato Público no Palácio do Governo e logo em seguida, participarão de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO).

As aulas poderão ser afetados conforme a adesão dos professores à paralisação. A atividade foi decidida na última assembleia geral da categoria, no dia 09 de maio.  Desde janeiro a entidade busca diálogo com o Governo para tentar conseguir as reivindicações.

Os professores reivindicam na pauta protocolada no dia 08 de janeiro desse ano, compromisso inalienável com a educação pública superior; reposição de perdas salariais da ordem de 30,74% para ativos e aposentados; respeito a autonomia administrativa e financeira da UEPB; garantia da permanência e do fortalecimento dois oito campi da universidade; compromisso com a previdência pública dos servidores do Estado e o engajamento do Governo para garantir a permanência de duas entradas anuais para os cursos de graduação na UEPB.

Há cinco anos os professores da UEPB não recebem nenhum tipo de reposição salarial e as progressões de carreira estão congeladas por tempo indeterminado.

De acordo com o professor Nelson Junior, presidente da ADUEPB, “a Associação tem tentado abrir o diálogo desde o início do atual governo. Para tanto dia 8 de janeiro entregamos nossa pauta com pedido de audiência no gabinete do governador, dia 7 de março entregamos pessoalmente ao Gov. João Azevedo em Campina Grande, tivemos audiências com parlamentares Federais e Estaduais da base do governo, demandando apoios na busca de negociação, o que acabou por não acontecer. Depois de todas essas tentativas a categoria decidiu em Assembleia geral por um dia de paralisação como forma de chamar a atenção do governo para a realidade da UEPB. Queremos negociação Já!”

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo