O instituto de pesquisa “Ranking” protocolou junto ao Tribunal Superior Eleitoral o pedido para divulgar levantamento sobre intenções de votos em Pombal, com coleta dos dados que já teria sido iniciada no sábado (27) e término segunda, dia 29. No documento, a empresa diz que os números devem ser divulgados no dia 1° de agosto.
Um detalhe, no entanto, voltou a chamar a atenção: o instituto é o mesmo que no início do mês de junho anunciou que divulgaria uma pesquisa (confira), mas depois desistiu após surgirem inúmeras suspeitas de sua confiabilidade.
A empresa informa novamente agora que entre os bairros em que serão pesquisados estão “Alto do Cruzeiro”, “Brasília” e “Cajazeirinha”, que não existem em Pombal (veja abaixo).
Ao contrário do pedido de junho, quando foi informado que o contratante seria o site “Fonte83”, de João Pessoa, o “Ranking” agora diz que a pesquisa será feita com recursos do próprio instituto.
No mês passado, o Partido Progressistas chegou a ajuizar uma Representação na justiça eleitoral requerendo a proibição de divulgação dos números, mas o juiz José Emanuel da Silva e Sousa indeferiu a liminar. Em Paulista e São Bento cerca de quatro pesquisas feitas por institutos “suspeitos” já foram proibidas de serem divulgadas pela justiça local neste ano.
Blog do Naldo Silva