Esportes

Antes de decisão pelo estadual, Gerson Gusmão vê Botafogo-PB preparado para fazer boa Série C

O Botafogo-PB tem dois compromissos muito importantes nesta semana. Primeiro, enfrenta o Atlético de Cajazeiras amanhã (06), e precisa vencer com folga para tentar, no saldo de gols, roubar a liderança do Sousa, que recebe o Auto Esporte, do Grupo A do Campeonato Paraibano. Depois, no sábado (09), a equipe da Maravilha do Contorno recebe o São José-RJ, pela primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

O planejamento do treinador botafoguense, Gerson Gusmão, era de poupar o time titular na última rodada da primeira fase do estadual, mas devido a circunstância de precisar da vitória e por um bom placar, vai utilizar força máxima diante do Trovão Azul. Entretanto, ele admite que os atletas mais desgastados podem ser preservados após exames.

– Vamos ter que ver a proporção da alteração. A ideia era colocar uma  equipe diferente da que tinha jogando, até para observar alguns atletas, mas temos que buscar o resultado e colocar o que tiver de melhor. Mas temos que avaliar os atletas, os que estão com desgaste maior nos últimos jogos, para não perder para a sequência, como aconteceu com o Tinga, porque estávamos sem opção, teve que ir para o jogo sem as condições ideais. Se não tivesse ido para o jogo, não teria se lesionado, mas foi necessário no momento. Se alguém estiver correndo esse risco, não vamos colocar, vamos colocar quem estiver em condição melhor, mas quem estiver em boas condições vai para o jogo – explicou.

No fim de semana começa a nona participação consecutiva do Belo na terceira divisão nacional. No ano passado, a equipe que também era dirigida por Gerson Gusmão chegou até a última rodada do quadrangular com chances do tão sonhado acesso, que mais uma vez teve que ser adiado devido a derrota para o Ituano no interior de São Paulo.

Daquele time, somente o zagueiro Gabriel Yanno, o volante Pablo e o meia Esquerdinha permanecem entre os que costumam figurar entre os titulares. Jogadores que eram medalhões deixaram o clube, que apostou em uma renovação não só de peças, mas também rejuvenesceu o elenco. E o técnico botafoguense acredita que mesmo com tantas mudanças, o Botafogo-PB pode fazer uma boa campanha no certame.

– Sei que no futebol é muito comum as pessoas traçarem uma comparação, mas para a gente que trabalha no dia dia é um pouco mais complexo, você analisar se o grupo é melhor, é pior, se tem mais chances ou menos chances, depende de vários fatores. Ano passado a gente tinha um grupo muito experiente, de muito conhecimento do Botafogo-PB, e quase chegou. Esse ano teve uma reformulação quase total, optamos por um perfil mais jovem, de mais ambição, então isso é relativo, vai faltar experiência e ter mais ambição. Precisamos achar o equilíbrio para que os resultados aconteçam. Vejo um grupo de trabalho que vai iniciar a Série C de muita vontade, muita gana, as vezes até com refinamento técnico menor que do ano passado, mas um grupo com muita determinação, obediente no que se é trabalhado, executado dentro de campo. Lógico, com erros, falhas, como toda equipe vai ter. O que precisamos fazer é reduzir esses erros. Algumas coisas a gente consegue mais rápida, outras precisa de um caminho maior. Mas o torcedor pode confiar no trabalho que está sendo feito, estamos dando o nosso melhor para que os resultados apareçam. Na Série C temos outras 19 equipes com o mesmo objetivo, algumas com orçamento muito maior que o nosso, mas somos conscientes do que a gente pode fazer, e vamos a cada jogo demonstrar isso, passar para o torcedor, e esperamos que no final seja positivo para o nosso lado – disse.

Botafogo-PB e Atlético de Cajazeiras amanhã (06), às 20h15, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Para ser primeiro da chave e conseguir vaga direta na semifinal, o Botafogo-PB precisa da vitória e torcer para que o Sousa não conquista os três pontos contra o Auto Esporte ou, caso o Dino chegue ao triunfo, fazer pelo menos um gol a mais de diferença do que a equipe sertaneja para ultrapassá-la no saldo de gols, que atualmente é de 5 para o time da capital contra 6 do esmeraldino.

Ainda na coletiva da segunda-feira (04), Gerson Gusmão afirmou que vê a dupla Gabriel Yanno e Paulo Vitor como titular da zaga, apesar da juventude dos dois atletas, mas espera a chegada de mais um zagueiro ainda esta semana, que será Johnatan Costa, que foi semifinalista do Campeonato Mineiro atuando pela Caldense. Outro que deve chegar nos próximos dias é o lateral-direito Edvan, ex-XV de Piracicaba-SP.

Equipe @Vozdatorcida

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo