Apenas o Botafogo-PB, entre os clubes da elite do futebol do estado, segue em atividade em 2024, ainda buscando o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro depois de fazer a melhor campanha da primeira fase da terceira divisão e estrear com derrota para o Remo no quadrangular final do torneio.
Enquanto isso, todos os outros clubes já estão dando início ou se preparando para começar o planejamento para a temporada do ano que vem. Só que os dois maiores rivais do Belo dependem de um movimento do time de João Pessoa para saber como serão seus calendários.
O Treze, que renovou hoje (03) o contrato com o executivo de futebol Luciano Mancha, tem garantidos o Campeonato Paraibano e a Série D do Campeonato Brasileiro. Já o Campinense, que vive um momento de muita indefinição sobre seu futuro, tem apenas a disputa do estadual confirmada.
E aí que entra o Botafogo-PB. Atual vice-campeão estadual, o Belo pode jogar a Pré-Copa do Nordeste pela colocação no Paraibano ou por ser o melhor clube do estado no ranking da CBF. Se decidir pela primeira opção, abre vaga para o segundo melhor rankeado, que seria a Raposa. Já se decidir entrar como melhor ranking, o Galo entraria como terceiro colocado do Paraibano.
Essa situação já aconteceu em 2022, quando o time pessoense perdeu a final do estadual para o Campinense, mas decidiu jogar por ser o primeiro paraibano do ranking, fazendo com que o Treze, que herdaria a vaga como segundo melhor rankeado, deixasse de ficar com essa vaga, que foi para o Sousa, terceiro colocado daquele estadual.
De acordo com o apurado pelo Voz da Torcida, essa deve ser a postura deve ser repetida pela equipe da Maravilha do Contorno, de optar por entrar via ranking da CBF, até pois essa é a vaga, em tese, garantida, uma vez que, caso haja alguma mudança no regulamento da Copa do Nordeste, um segundo representante do estadual pode deixar de existir.
O Sousa, campeão Paraibano de 2024, tem vaga garantida na fase de grupos do torneio no ano que vem.
Equipe @Vozdatorcida