Em pleno 2023, as arquibancadas dos estádios de futebol seguem sendo utilizadas por pessoas de péssima índole como palco de reprodução de discriminação e preconceito.
Foi o que aconteceu na derrota por 2 a 1 do Botafogo-PB para o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, na noite de domingo (10), em jogo válido pela segunda rodada do Grupo C do quadrangular do acesso da Série C do Campeonato Brasileiro.
Durante o confronto, a torcida do Voltaço proferiu gritos de “Paraíba”, forma pejorativa utilizada no estado para se referir à pessoas nascidas na região Nordeste, um típico e, infelizmente, comum caso de xenofobia. Além disso, parodiando a música da torcida do Botafogo-RJ para o atleta Segovinha, satirizada pela torcida do Flamengo, utilizou também de ofensas homofóbicas contra os paraibanos.
Por meio de nota em suas redes sociais, o Belo repudiou a atitude dos fluminenses presentes no estádio:
Ontem, dia 10 de setembro de 2023, o Botafogo Futebol Clube enfrentou o Volta Redonda, em partida pela 2ª rodada da 2ª fase do Campeonato Brasileiro da série C, no estádio Sylvio Raulino de Oliveira, onde fomos bem recebidos pela Direção do clube mandante.
Porém, nesse jogo, fomos surpreendidos com cânticos homofóbicos e xenofóbicos vindo de um grupo de torcedores do Volta Redonda, localizados na arquibancada, no local da partida.
Atitude deplorável, inconcebível e inaceitável, que deve envergonhar qualquer cidadão!
Que fique registrado o repúdio do Botafogo Futebol Clube, clube que carrega em seu escudo as cores da Paraíba e que tem orgulho de representar uma legião de Paraibanos e torcedores, especialmente nordestinos, espalhados por todo o Brasil.
Botafogo Futebol Clube
Equipe @Vozdatorcida