Em jogo nervoso, com muitas paralisações e duas expulsões, o Brasil ficou no empate com o Equador pela 15ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. Na noite desta quinta-feira (27), no Estádio Casa Blanca, em Quito, Casemiro abriu o placar logo no começo, mas Félix Torres garantiu o 1 a 1.
Com o resultado, o Brasil, já classificado à Copa do Mundo, segue na liderança, agora com 36 pontos. O Equador aparece em terceiro lugar com 24. Ainda não está classificado, mas somou um ponto importante.
A partida, porém, ficou marcada por péssima atuação do árbitro colombiano Wilmar Roldán, que usou o VAR como amuleto. Precisou ser chamado quatro vezes e em todas mudou sua decisão. O goleiro Alisson levou duas vezes o cartão vermelho, mas seguiu no jogo até o fim.
Era a oportunidade ideal para Philippe Coutinho se reafirmar na equipe, mas o meio-campista jogou somente 33 minutos. Tite o tirou no primeiro tempo para recompor a lateral direita após a expulsão de Emerson Royal.
A decisão que se mostrou equivocada, ao passo que a mudança deixou um buraco entre os volantes e os atacantes e prejudicou a criatividade do Brasil. Neymar, cabe lembrar, continua fora, machucado, e Lucas Paquetá não atuou porque está suspenso.
PRÓXIMOS JOGOS
O Brasil volta a campo pela 16ª rodada na próxima terça-feira, às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). No mesmo dia, às 23h, o Equador visita o Peru. Os últimos dois jogos da seleção brasileira serão em março, diante do Chile, em casa, e Bolívia, fora.