Faltando pouco menos de um mês para o Botafogo-PB disputar as Eliminatórias da Copa do Nordeste, o estádio Almeidão vem passando por algumas melhorias que podem causar preocupações quanto a utilização do local no jogo contra o Jacuipense.
O governo do estado da Paraíba, por meio da Suplan e da Sejel, secretarias que estão a frente das benfeitorias, pregam discurso de tranquilidade e que não haverá problema.
Do lado de fora da praça esportiva, a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado realiza obras de “urbanização do setor sudoeste” do Almeidão, a parte que pega as bilheterias e entradas da arquibancada sombra, além de revitalização da pista de skate que fica por trás do gol que fica do lado do bairro do Cristo Redentor.
O prazo para conclusão final das benfeitorias é para o fim do mês de março. Entretanto, Simone Guimarães, secretária da Suplan, garantiu, procurada pelo Voz da Torcida, que a parte das bilheterias e entradas da arquibancada serão finalizadas antes e que o restante do espaço, que seguirá em obras, vai ser isolado com tapumes, e que isso não causará transtornos para a liberação do estádio.
– É impossível (a obra) de estar concluída em tão pouco tempo, até porque tivemos que parar devido a alguns jogos, então ela sofreu um pouquinho de paralisação esse ano. Porém, em relação a parte da bilheteria, ela será liberada, e o resto da obra nós vamos isolar com tapumes. Inclusive, fizemos um novo planejamento para a obra para não atrapalhar os jogos. Então, quanto a isso, fiquem tranquilos, a obra toda não vai estar concluída, mas a parte da bilheteria vai estar, a parte da entrada dos torcedores. Em breve, também toda a obra ficará pronta. A gente está trabalhando com cronograma até o final de março – explicou.
Outro ponto de preocupação é com relação a situação do gramado, que já apresentou problemas em 2023.
Como se pode ver na foto da reportagem, o estado registrado em 12 de dezembro não é nada animador. Entretanto, conforme apurado pelo Voz da Torcida, faz parte do tratamento que está sendo realizado para eliminar fungos tanto do entorno quanto da parte que fica dentro das quatro linhas.
O Botafogo-PB pretendia realizar o amistoso do dia 23 de dezembro, contra o Santa Cruz-RN, no local. Porém, já houve sinalização negativa pois, após o término dos procedimentos, o gramado só deve ser liberado após o dia 28 deste mês.
O Secretário da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, Lindolfo Pires, procurado pelo Voz da Torcida, explicou o andamento das melhorias.
– A previsão de liberação é no dia 28, portanto, uma semana antes do dia 7, que tem a Pré-Copa do Nordeste, e depois de 17 (estreia do Paraibano). Desde que encerrou a Série C nós estamos proibindo as atividades no estádio para que ele fique todo voltado para a recuperação do gramado, para que no próximo ano o gramado possa estar em boas condições. Então, esse trabalho está sendo feito com muita atenção. A gente tem cobrado da empresa que faz a manutenção e vamos aguardar que tudo corra dentro do prazo, já que a empresa está dentro desse prazo. O gramado fica feio agora, como explicou nosso engenheiro agrônomo, mas o nosso interesse, claro, é que fique em condições ideais para a prática do futebol – afirmou.
Ainda nesta semana, o gramado do Almeidão irá passar por um novo corte, e o aspecto do piso deve ficar ainda pior. Entretanto, tudo está dentro do planejamento e cronograma para que ele esteja nas melhores condições no fim de dezembro.
No dia 30 de dezembro, o Belo tem amistoso marcado com o Retrô, e pretende utilizar o local no qual, no dia 7 de janeiro, recebe o Jacuipense no jogo único da primeira fase das Eliminatórias da Copa do Nordeste. Porém, quanto a parte externa, é necessária ainda a liberação por parte dos órgãos de segurança pública.
Equipe @Vozdatorcida