Esportes

Jogador paraibano se naturaliza e é convocado pela primeira vez para Seleção de Portugal

O técnico Fernando Santos anunciou nesta quinta-feira (26) sua lista de convocados para as próximas partidas da seleção de Portugal, contra Irlanda, Qatar e Azerbaijão, entre os dias 1º e 7 de setembro. Além da volta de Cristiano Ronaldo, a lista tem como principal novidade a presença do brasileiro naturalizado Otávio.

O volante, revelado pelo Internacional, transferiu-se para o Porto em 2014. Após passar cinco anos em Portugual, tornou-se elegível à cidadania do país. O processo de naturalização começou em dezembro de 2019, e o jogador chegou a ser cogitado na lista da Eurocopa, mas Santos optou por outros atletas. Na primeira convocação após a competição, o brasileiro ganha sua primeira chance.

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, Otávio tem contrato com o Porto até junho de 2025. É um dos principais jogadores do clube e pode atuar pelo centro e pelos dois lados da linha de meio-campistas. Já foi alvo do Palmeiras após a ida à Europa.

Assim que chegou do Inter, começou atuando pelo Porto B e chegou a ser emprestado ao Vitória de Guimarães, quando ganhou moral pelas boas atuações. Hoje, já soma 191 jogos e 19 gols marcados pelo time principal.

Otávio é o sétimo brasileiro naturalizado a atuar por Portugal. Dyego Sousa, Liédson, Deco, Pepe, Celso e Lúcio vieram antes.

Confira a lista completa de convocados:
Goleiros: Anthony Lopes (Lyon), Diogo Costa (Porto) e Rui Patrício (Roma);

Defensores: João Cancelo e Rúben Dias (Manchester City), Ricardo Pereira (Leicester), Domingos Duarte (Granada), Gonçalo Inácio e Nuno Mendes (Sporting), Pepe (Porto) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund);

Meias: Danilo (PSG), Palhinha (Sporting), Rúben Neves e João Moutinho (Wolverhampton), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (Benfica) e Otávio (Porto);

Atacantes: Bernardo Silva (Manchester City), André Silva (Leipzig), Cristiano Ronaldo (Juventus), Diogo Jota (Liverpool), Gonçalo Guedes (Valencia), Pedro Gonçalves (Sporting) e Rafa Silva (Benfica).

Fonte: Extra Globo

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo