O Campeonato Paraibano de 2024 acabou para seis dos dez clubes que iniciaram sua disputa, mas pelo menos dois desta meia dúzia precisarão ficar atentos agora ao que acontece do lado de fora de campo.
É que na manhã desta segunda-feira (18), o Atlético de Cajazeiras conseguiu um efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que determinou que a Federação Paraibana de Futebol não homologue as duas equipes rebaixadas para a segunda divisão de 2025.
Isto porque o Trovão Azul acabou a competição com -2 pontos devido a punição da perda de 13 pontos por conta da escalação irregular do zagueiro Pedro Bahia. O time sertanejo foi condenado em duas instâncias do Tribunal de Justiça de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) por unanimidade, mas aguarda resultado do recurso do STJD para tentar anular a pena.
Na liminar concedida ao time atleticano, ele recuperou estes pontos que haviam sido retirados.
Como venceu o Botafogo-PB por 3 a 0 na última rodada, caso reverta a situação, o Atlético chegar aos 11 pontos, com um ponto a mais que o outro interessado na situação, o Pombal, que acabou a competição com 10 pontos e, se mantendo este cenário, seria o rebaixado junto com o São Paulo Crystal, que somou apenas 4 pontos.
Com a decisão do STJD, o Trovão fica com 11 pontos na sexta posição da tabela, a frente de Campinense, Nacional de Patos, Pombal e São Paulo Crystal.
Ainda não há data para o julgamento definitivo da questão no Tribunal.