Uma decisão iminente e que há muito se ventilava nos bastidores do Nacional de Patos, se concretizou na noite desta segunda-feira (13). O então presidente Suélio Félix anunciou sua renúncia ao cargo em coletiva de imprensa realizada na capital sertaneja, alegando questões financeiras como o principal motivo para a saída.
Suélio assumiu a presidência do Canário do Sertão em 25 de outubro de 2022, para o triêncio 2023/2025. O agora ex-presidente destacou que investiu cerca de R$ 3 milhões no clube ao longo desses quase dois anos de mandato, afirmando ter gasto do próprio bolso uma quantia aproximada de R$ 250 mil.
Os valores, segundo ele, incluem pagamentos de salários de atletas e funcionários, pagamento de rescisões contratuais e dívidas trabalhistas, alojamento de atletas, além de investimentos nas categorias de base e na sede do clube, com ênfase para o projeto de ampliação do CT Ninho do Canário, apresentado por Suélio no início do mandato.
O primeiro ano da gestão parecia promissor, com o Verdão Maravilha voltando a disputar o Campeonato Brasileiro após 15 anos, ao conseguir uma vaga inédita na Série D de 2023, após o clube chegar às semifinais do Paraibano de 2022. Na competição nacional, a equipe alcançou às oitavas de final, sendo eliminado pelo Ferroviário-CE. No entanto, as eliminações precoces e vexatórias nos estaduais do ano passado e deste ano pesaram na conta da diretoria.
Aualmente, o Nacional acumula dívidas, tanto com o jogadores que atuaram no Campeonato Paraibano 2024, bem como funcionários. Os atletas, segundo as últimas informações, iriam acionar o clube na justiça para conseguir efetuar a recisão contratual e receber os valores em débito. Além disso, a água e energia do Centro de Treinamentos foi cortada no início do mês, por falta de pagamentos.
Em sua apresentação no ano de 2022, o ex-mandatário adotou um discurso de unir forças com todos que apoiam o clube, para alcançar sucesso na gestão. Em sua despedida nesta segunda (13), ele frisou que houve tentativas de firmar parcerias com grandes empresários da cidade de Patos, mas esbarrou na falta de interesse por parte destes.
Agora, com a saída de Suélio Félix, o Nacional segue sendo gerido pelo grupo de conselheiros, que já vinha atuando nos últimos dias, e o presidente do Conselho Deliberativo, Flávio dos Santos Silva, terá três meses para realizar uma nova eleição que definirá o novo presidente.
O Conselho já se movimentou e conseguiu confirmar a participação da equipe sub-20 no Campeonato Paraibano, que terá início no próximo dia 07 de junho.
Fonte: Patosonline