No estádio Etelvino Mendonça, na tarde de domingo (25), Itabaiana e Treze se enfrentaram no jogo de ida do mata-mata do acesso da Série D do Campeonato Brasileiro. Com todos os gols no primeiro tempo, o Tremendão aproveitou o apoio da torcida e venceu com facilidade por 3 a 1 um Galo que teve um jogador expulso ainda na primeira etapa.
Para buscar a vantagem em casa, o técnico Roberto Cavalo mandou o time sergipano à campo com Jefferrson, Chiquinho, Caran, Gustavo Fagundes, Kauã; Bruno Sena, Gabriel Henrique, Cleiton; Leilson, Kadu Barone e Gustavo Schutz.
Já Waguinho Dias, conforme esperado, sem Milani e Airton, escalou o alvinegro com Igor Rayan, Van, Arthur Ederson, Leonan, Higor; Coppetti, Marquinhos, Gui Campana; Thiaguinho, Thiago Alagoano e Wallace Pernambucano.
Com o time da Rainha da Borborema entrando em campo com um ritmo muito abaixo, o time da casa aproveitou para construir rapidamente uma boa vantagem.
Já aos 5 minutos de bola rolando, Cleiton recebeu na entrada na área e chutou tirando do alcance do goleiro Igor Rayan para abrir a contagem no Mendonção.
A vantagem do Itabaiana ficou ainda maior quando Arthur Ederson derrubou Gustavo Schutz na entrada da área e a falta foi marcada. O VAR chamou o árbitro, que trocou o cartão amarelo por vermelho por ser uma clara e manifesta chance de gol, e expulsou o defensor. Na cobrança de falta ensaiada, o próprio Gustavo Schutz marcou um golaço, mandando a bola no ângulo aos 33 minutos.
Nocauteado, o Galo era presa fácil e, após cruzamento de Cleiton, a bola bateu no braço de Coppetti e o pênalti foi marcado. Aos 40 minutos, Kadu Barone bateu firme, no canto esquerdo do arqueiro trezeano, e fez o terceiro do jogo.
Já nos acréscimos, aos 50 minutos, após cruzamento da esquerda do ataque, Thiaguinho completou para marcar o gol que deixa o Treze com esperanças para o jogo de volta, no próximo domingo (01), em Campina Grande, no estádio Amigão.
Para subir de divisão, o Galo precisa vencer por três ou mais gols de diferença. Se vencer por dois gols de vantagem, a decisão será nos pênaltis. O Itabaiana pode perder por até um gol que garante o acesso para a Série C de 2025.
Equipe @Vozdatorcida