A umidade relativa do ar fica abaixo de 20% no sertão paraibano durante todo este sábado. O clima excessivamente seco afetará 19 cidades paraibanas.
Além do Sertão Paraibano, o clima seco afeta o Sul Cearense, Vale São-Franciscano da Bahia, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, São Francisco Pernambucano, Centro-Sul Cearense, Sertão Pernambucano, Sudoeste Piauiense e Centro-Norte Piauiense.
Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), nas cidades afetadas, a umidade relativa do ar ficará variando entre 30% e 20%. Nessas circunstancias, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
As autoridades recomendam à população beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
A umidade relativa do ar, é um elemento climático que representa a quantidade de água existente no ar na forma gasosa. Esse elemento exerce influência não apenas no clima e tempo, mas também em nossa saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade ideal de água no ar ideal precisa estar em torno de 60%. Durante o clima seco, é comum alguns sintomas serem identificados no corpo humano, sendo possível, até mesmo, o agravamento de afecções pré-existentes.
Além disso, a rotina do cidadão pode ser comprometida, pois, índices extremamente baixos de água do ar impossibilitam a realização adequada de exercícios físicos, além de gerar diversos casos de desidratação.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira cidades afetadas pela baixa umidade
Bernardino Batista
Bom Jesus
Bonito de Santa Fé
Cachoeira dos Índios
Cajazeiras
Carrapateira
Conceição
Diamante
Ibiara
Monte Horebe
Nazarezinho
Santa Helena
Santa Inês
Santana de Mangueira
São João do Rio do Peixe
São José de Caiana
São José de Piranhas
Serra Grande