A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está realizando um trabalho de fiscalização quanto à queima e despejos irregulares de resíduos sólidos, em toda a cidade de Patos.
Mesmo com o trabalho de limpeza urbana que é desenvolvido diariamente pela Prefeitura, o lixo continua sendo despejado de forma irregular nas ruas da cidade, o que causa sérios problemas, como a proliferação de insetos, animais peçonhentos e roedores.
Segundo o coordenador de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Wendel Maciel, além do agravante do descarte que é feito de forma errada, algumas pessoas ainda ateiam fogo como forma de se desfazer do lixo, o que acaba acarretando danos ao meio ambiente, bem como um prejuízo enorme à saúde da população, principalmente para quem tem problemas respiratórios.
“Estamos fazendo um trabalho pedagógico e educacional, abordando as pessoas e pedindo que não seja feito o deposito irregular do lixo, pois existe uma Lei Municipal que diz que é proibido o lançamento a céu aberto desses resíduos. Por isso apelamos à população para não jogar lixo em terreno baldio, nem tão pouco atear fogo”.
O coordenador Wendel Maciel disse ainda que caso o responsável pelo descarte irregular de lixo seja pego em flagrante será enquadrado no artigo 214 podendo ser multado no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), e será conduzida até a delegacia podendo ser aplicada uma pena de seis meses a um ano; ou, prestar serviço comunitário.
Fonte: COORDECOM