A cidade de Patos foi sede nesta semana, nos dias 08 e 09 de junho, da etapa da III macrorregional da I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Paraíba, evento que precede a Conferência Estadual, que ocorrerá em João Pessoa no dias mês de julho, tendo como tema central: “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.
Em Patos a etapa foi realizada no Bloco G de Arquitetura das FIP – Faculdades Integradas de Patos. A 6ª Gerência articulou com as secretarias e conselhos municipais de saúde dos 49 municípios inseridos na 3ª macro, para o evento, que foi coordenado pelo Conselho Estadual de Saúde e acompanhado de perto pelo Conselho Municipal de Saúde de Patos-PB.
O objetivo da conferência foi debater e propor diretrizes para a Implementação da Política pública no âmbito Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres – eixo principal. Tratou-se de um momento bastante oportuno, onde os participantes poderiam oferecer propostas que serão debatidas, aprovadas e encaminhadas para as conferências: estadual e nacional, a fim de melhorar a política de assistência à saúde da mulher.
Os debates da conferência preparatória, na macrorregional, teve a participação da secretaria executiva da Saúde, Maura Sobreira, que palestrou em torno de dois eixos temáticos. O primeiro versou sobre as políticas públicas para as mulheres, participação social, o papel do Estado e do Município, no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.
O segundo eixo tratou das vulnerabilidades, equidade – respeito, igualdade de direitos, o mundo do trabalho e suas consequências na vida e saúde das mulheres. Durante a conferência houve, além da parte cultural, palestras com magistrados, profissionais de saúde e representantes de conselhos da sociedade organizada.
Quatro temas em mesas-redondas foram discutidos entre eles:
Tema 01: Agroecologia, sustentabilidade e desafios para a saúde das mulheres, tendo como palestrante, José Dias Campos, superintendente da ONG CEPFs.
Tema 02: Adoecimento das mulheres na contemporaneidade. Palestrante: Drª Elainy Maria Dias de Medeiros França, professora do curso de Enfermagem das FIP, especialista em Geriatria e Saúde Pública.
Tema 03: Violência nos ciclos de vida das mulheres e a garantia da execução da PNAISM, tendo como oradora, Drª Joana Darc, ex-delegada da Mulher da cidade de Patos.
Tema 04: políticas públicas para as mulheres: conquistas, desafios, vulnerabilidades e o papel do Estado. Para esta última palestra, a magistrada Izabella Joseane Assunção Lopes de Sousa, de Patos.
Ao final do evento foram encaminhadas as propostas que serão defendidas na etapa estadual e consequentemente na nacional, pelos delegados e delegadas apresentados para Conferência Estadual e posteriormente a Nacional. A nossa reportagem esteve presente ao evento conversou com organizadores da Conferência em Patos. Ouça na integra as entrevistas…