MundoNotíciasPolíticaSaúde

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PATOS PARTICIPA DA ETAPA MACRORREGIONAL DA I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE PARA AS MULHERES PARAIBANAS

A cidade de Patos foi sede nesta semana, nos dias 08 e 09 de junho, da etapa da III macrorregional da I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Paraíba, evento que precede a Conferência Estadual, que ocorrerá  em João Pessoa no dias mês de julho, tendo como tema central: “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

Em Patos a etapa foi realizada no Bloco G de Arquitetura das FIP – Faculdades Integradas de Patos. A 6ª Gerência articulou com as secretarias e conselhos municipais de saúde dos 49 municípios inseridos na 3ª macro, para o evento, que foi coordenado pelo Conselho Estadual de Saúde e acompanhado de perto pelo Conselho Municipal de Saúde de Patos-PB.

O objetivo da conferência foi debater e propor diretrizes para a Implementação da Política pública no âmbito Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres – eixo principal. Tratou-se de um momento bastante oportuno, onde os participantes poderiam oferecer propostas que serão debatidas, aprovadas e encaminhadas para as conferências: estadual e nacional, a fim de melhorar a política de assistência à saúde da mulher.

Os debates da conferência preparatória, na macrorregional, teve a participação da secretaria executiva da Saúde, Maura Sobreira, que palestrou em torno de dois eixos temáticos. O primeiro versou sobre as políticas públicas para as mulheres, participação social, o papel do Estado e do Município, no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

O segundo eixo tratou das vulnerabilidades, equidade – respeito, igualdade de direitos, o mundo do trabalho e suas consequências na vida e saúde das mulheres. Durante a conferência houve, além da parte cultural, palestras com magistrados, profissionais de saúde e representantes de conselhos da sociedade organizada.

Quatro temas em mesas-redondas foram discutidos entre eles:

Tema 01: Agroecologia, sustentabilidade e desafios para a saúde das mulheres, tendo como palestrante, José Dias Campos, superintendente da ONG CEPFs.

Tema 02: Adoecimento das mulheres na contemporaneidade. Palestrante: Drª Elainy Maria Dias de Medeiros França, professora do curso de Enfermagem das FIP, especialista em Geriatria e Saúde Pública.

Tema 03: Violência nos ciclos de vida das mulheres e a garantia da execução da PNAISM, tendo como oradora, Drª Joana Darc, ex-delegada da Mulher da cidade de Patos.

Tema 04: políticas públicas para as mulheres: conquistas, desafios, vulnerabilidades e o papel do Estado. Para esta última palestra, a magistrada Izabella Joseane Assunção Lopes de Sousa, de Patos.

Ao final do evento foram encaminhadas as propostas que serão defendidas na etapa estadual e consequentemente na nacional, pelos delegados e delegadas apresentados para Conferência Estadual e posteriormente a Nacional. A nossa reportagem esteve presente ao evento conversou com organizadores da Conferência em Patos. Ouça na integra as entrevistas…

 

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu bloquear de anúncio para ter acesso aos nossos conteúdos